NCR quer transformar Brasil em polo de P&D para América Latina

0

O processo acelerado de consolidação do mercado bancário brasileiro, que culminou com a fusão entre Itaú e Unibanco, deve ampliar a escala de atuação das instituições financeiras e, por conseqüência, aumentar a demanda por modernos e sofisticados sistemas de autoatendimento. É com base nesse cenário que a NCR, fabricante de equipamentos e sistemas de autoatendimento, escolheu o Brasil para sediar seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para atender as necessidades dos clientes, especialmente bancos e varejo, que exigem soluções customizadas. A meta é que a nova unidade funcione também como um polo de P&D para a América Latina.
"Esta é uma peculiaridade do Brasil e de alguns outros países da região latinoamericana. Durante muitos anos as instituições financeiras mantiveram a fabricação de caixas eletrônicos dentro de casa, aliás, muitos players desse mercado nasceram dessa forma. O fato é que essa cultura ajudou a gerar uma demanda por ATMs customizados e o que a NCR pretende é atender essa característica, por isso a decisão de investir em pesquisa e desenvolvimento e fabricação local", afirma Elias Silva, presidente da NCR Brasil.
Inaugurado em novembro, junto com a fábrica da empresa em Manaus, o novo centro é parte do investimento de R$ 73 milhões anunciado em julho pela empresa e que será aplicado ao longo de três anos no país. Silva conta que mais de 20 engenheiros estão sendo contratados especialmente para desenhar soluções que atendam as exigências e particularidades de cada cliente da NCR. A equipe estará dividida entre a fábrica, localizada em Manaus, e a sede da empresa em São Paulo. Esta última estará mais focada no levantamento das necessidades dos clientes em campo.
A escolha do Brasil para abrigar seu novo polo de inovação foi motivada, de acordo com o executivo, pelo fato de o país ser o terceiro maior mercado de ATMs do mundo. A companhia é líder mundial no segmento, mas ocupa apenas a terceira posição em participação de mercado no país. "Com a fabricação local, além do desenvolvimento de soluções sob medida para cada cliente, vamos reduzir o tempo de colocação de nossas soluções no mercado e o custo operacional, o que nos tornará mais competitivos", aposta Silva, ao dizer que espera alcançar a liderança no mercado local no prazo de cinco anos.
A expectativa do presidente da NCR Brasil é que o novo polo de inovação gere cerca 300 empregos em Manaus até maio de 2010, sendo que até o momento mais de 100 vagas foram preenchidas. Para o ano que vem, Silva diz que, além das novas contratações e uma atuação reforçada no segmento financeiro, de varejo e governo, a empresa incorporará ao seu modelo de comercialização a venda por meio de parceiros de negócio em todo o Brasil – antes a NCR atuava exclusivamente com venda direta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.