MEC incentiva linguagem virtual na alfabetização

0

O Ministério da Educação vai estimular a produção de livros que utilizem a ?linguagem das tecnologias de informação e comunicação? (TICs) para atingir os recém-alfabetizados dos seus programas de educação de jovens e adultos.

A iniciativa é inédita e vai premiar com RS$ 10 mil os melhores textos literários escritos na linguagem de blogs, e-mails, comunidades virtuais ou grupos de discussão.

O concurso "Literatura Para Todos" inclui outras categorias de textos também raros em publicações específicas para recém-alfabetizados (roteiros de vídeo, cinema e quadrinhos; esquetes, scripts, peças teatrais, biografias ou relatos de viagem e textos de tradição oral), além dos tradicionais contos, novelas, crônicas e poesias.

Os oito textos premiados receberão R$ 10 mil cada e serão publicados com uma tiragem inicial de 300 mil exemplares, em livros que vão ser distribuídos aos alunos do programa Brasil Alfabetizado em todo o país.

A inclusão do item tecnologias de informação e comunicação no concurso "Literatura Para Todos" não se refere à produção de textos didáticos ou explicativos sobre estas ferramentas?, explica Tancredo Maia Filho, coordenador do concurso no MEC. A proposta é geração de textos de natureza ficcional utilizando formatos específicos das TICs – como, por exemplo, trocas de e-mails ou estruturação de um blog.

Temas pertinentes

Outra possibilidade para os concorrentes, diz Maia, é desenvolver textos de natureza literária (ficcional) envolvendo temas pertinentes às TICs. Segundo ele, ?o objetivo principal é aproximar destas ferramentas os leitores recém alfabetizados, tendo em vista a aproximação deles aos temas e linguagens contemporâneas e a processos futuros de inclusão digital?.

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques acredita que os autores selecionados pelo concurso serão capazes de atrair os jovens e adultos em processo de alfabetização, pois "o que há disponível, hoje, para os novos leitores são livros clássicos, com linguagem adaptada para iniciantes, ou livros infantis?.

Mais informações no site: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/concursoliterario.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.