Acesso grátis e baixa renda são obstáculos para banda larga

0

Cinco a cada 100 pessoas têm banda larga no Chile e duas a cada 100 no Brasil, sendo que cerca de 80% no Brasil usam DSL, proporção que cai para 60% no Chile. O restante usa cable modem.

A avaliação é do vice-presidente sênior de mercados emergentes do Yankee Group, Wally Swain, que participou, nesta quinta, 16, do seminário Perspectivas del Mercado de las Telecomunicaciones, promovido pela Telefónica, em Madri.

O executivo estima que a média na América Latina é de 1,6 conexão para cada 100 pessoas, sendo em torno de 60% na tecnologia DSL. As exceções são Chile e Colômbia. Este último país é o de menor densidade na região, com menos de um terminal por cada 100 indivíduos.

Na rede fixa, a penetração do DSL é em torno de 6 em cada 100 na região. Os destaques são para o Chile, com mais de 14 conexões em cada 100, e Colômbia, com menos de 2/100. O Brasil é o quarto no ranking, com quase 8/100, atrás de Peru e México.

Algumas lições podem ser aprendidas dessas estatísticas, disse Swain. "É tentador dizer que no Brasil o problema está na estrutura de banda larga, mas é mais complexo."

No Brasil, provavelmente a baixa penetração de banda larga pode ser atribuída à oferta de acesso grátis, além da má distribuição de renda, fatores que distorceram o mercado, opinou o analista.

O Peru, segundo o executivo, é um caso de sucesso nas telecomunicações que deve ser estudando com atenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.