TV Digital: EUA reafirmam suas propostas

0

Pela primeira vez, pelo menos abertamente, o governo dos Estados Unidos marca presença na negociação para que o Brasil adote o padrão ATSC de TV digital.

Nesta sexta, 17, o coordenador de políticas de comunicações internacionais e informação daquele país, o embaixador David Gross, participou de uma teleconferência com jornalistas brasileiros.

O embaixador não apresentou nenhuma proposta firme de implantação de uma planta de fabricação de micro-processadores no Brasil. E focou seus argumentos na possibilidade de criação de um mercado comum de televisores nas américas, no qual o Brasil teria, na sua opinião, um papel de destaque na exportação de aparelhos.

Segundo ele, a construção de unidade de grande porte segue o mercado, "não depende apenas da vontade e dos esforços de um governo". Mesmo assim, Gross afirmou que a probabilidade de ser instalada uma fábrica de micro-processadores no Brasil é muito maior com a adoção do padrão ATSC, graças às possibilidades de exportação para todo o continente.

O embaixador afirmou ainda que as cartas enviadas pela Comunidade Européia se mostram "vazias", e que as propostas apresentadas não têm muita credibilidade.
Gross defendeu ainda que o ATSC é, atualmente, "o melhor padrão e será ainda melhor se o Brasil se somar a ele para aperfeiçoá-lo".

Propostas

Como destaque nas propostas dos Estados Unidos para que o Brasil adote o padrão norte-americano, David Gross afirmou que empresas daquele país e asiáticas apresentam propostas concretas de fabricação de equipamentos no Brasil, citando a Harris, fabricante de transmissores, e a LG.

Quanto à oferta de crédito oferecida pelos Estados Unidos para financiar a transição das empresas radiodifusoras, substancialmente menor que a feita pelos europeus e pelos japoneses, Gross afirmou a diferençpa se deve ao menor custo de transição apresentado pela tecnologia do padrão ATSC.
David Gross afirmou ainda que os governos americano e brasileiro mantém diálogos freqüentes sobre o tema, assim como os empresários do setor de tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.