Empresas lançam projeto de empreendimento digital em favela

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A favela de Heliópolis, a maior de São Paulo, na zona Sul da cidade, passa a fazer parte do Projeto Unas Digital, uma parceria entre a Real Microcrédito, AMD, Microsoft e Semp Toshiba Info, que permitirá às pessoas daquela comunidade o financiamento de computadores com preços e condições especiais. Além do equipamento, elas terão acesso a cursos de capacitação gratuitos. A proposta é fazer do computador e da internet ferramentas para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.

Serão ministrados cursos para capacitação de adolescentes do bairro que irão trabalhar como multiplicadores de conhecimento para os empreendedores. A sede fica a Rua São Gregório, região do Posto de Atendimento Médico (PAM).

A Microsoft Brasil auxiliará na capacitação dos instrutores que irão trabalhar com os jovens e fornecerá os softwares que serão utilizados no centro de capacitação da comunidade. ?Por meio dessa parceria, iremos capacitar a comunidade para que ela seja um agente de mudanças da sua própria realidade?, afirma Alcely Barroso, consultora do Instituto Crescer para a área de cidadania da Microsoft Brasil.

A iniciativa visa também impulsionar o comércio e serviços da região e possibilitar o acesso de crianças e adolescentes a um telecentro mais avançado. O gerente comercial da Real Microcrédito, Fabio Boa Sorte, explica que a prioridade é ajudar o ?nanoempreendedor?. ?O que por si só gera um impacto positivo na sociedade, pois estrutura a vida financeira de milhares de famílias, aumenta a circulação de dinheiro na região e com o tempo pode até gerar empregos.?

A Real Microcrédito é uma operação criada pelo Banco Real em parceria com a Acción International, uma ONG com experiência na implantação de programas de microfinanças.

Para a AMD, a participação no Unas Digital integra e reforça a niciativa ?50×15, que tem como meta conectar 50% da população mundial à internet até 2015. ?Todos os projetos que fazem parte da ?50×15? nos dão muito orgulho, pois são extremamente importantes em seu objetivo primário: a inclusão de populações de baixa renda na era digital?, disse Otto Stoeterau, gerente de produto para a iniciativa 50×15 da AMD.

A Semp Toshiba Informática diz que aceitou o convite para participar pela importância e impacto do projeto. ?Ele pode preparar os jovens e empreendedores no uso adequado da tecnologia e, principalmente, criar um modelo de crescimento econômico sustentável junto às microempresas, ajudando na sua profissionalização, além de gerar empregos e criar um grande círculo virtuoso", declarou o diretor de vendas corporativas da Semp Toshiba Info Carlos Duarte.

A Real Microcrédito vai trabalhar com a estratégia de microcrédito produtivo orientado (MPO) pela qual agentes de crédito fazem visitas regulares a pequenos comerciantes e empreendedores informais, verificando as necessidades do empreendimento e oferecendo soluções compatíveis após criteriosa avaliação. O financiamento de computadores será uma delas. Os computadores custam entre R$ 1,2 mil a R$ 2,2 mil, podendo ser dividido em parcelas mensais (entre 6 e 15). As taxas de juros variam de 2% a 3,95% ao mês, conforme o número de prestações e o valor do equipamento. A entrega do micro é feita em até 20 dias após o pedido.

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