Servidores de agências pedem regulamentação de carreiras

0

Os sindicatos que representam os servidores das dez agências reguladoras promoveram protestos nesta quarta-feira (17/10) em frente aos dois blocos do Ministério do Planejamento na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os manifestantes reivindicaram a regulamentação da carreira dos funcionários dos órgãos.

A progressão na carreira e a promoção de funcionários, ressaltaram os servidores, estão garantidas na lei que trata dos recursos humanos das agências. ?No que diz respeito aos servidores, a Lei 10.871, que é a lei geral das agências, não foi regulamentada desde 2004, quando foi aprovada?, reclamou o presidente do Sindicato Nacional dos Especialistas em Regulação (AnerSindical), Paulo Mendes. ?Até hoje, não temos os instrumentos que fazem uma diferença enorme no salário de cada servidor.?

Já o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), João Maria de Oliveira, afirmou que a falta de regulamentação da lei impede a ascensão profissional dos servidores. ?Temos servidores há três anos nas agências que ainda estão no nível inicial porque dependem de um decreto do presidente para regulamentar essa promoção e essa progressão [das carreiras]?, disse.

No início da tarde, uma comissão do AnerSindical reuniu-se com representantes do Ministério do Planejamento. De acordo com Mendes, foi acertada uma agenda prévia para o início de novembro. ?Vamos esperar até o dia 7 por alguma definição?, ressaltou Mendes. Segundo ele, o ministério não tem muito o que estudar. ?A regulamentação está na gaveta do Ministério do Planejamento há seis meses. É só ler, ver o que foi feito pelas outras equipes e cumprir?, afirmou.

A manifestação do Sinagências resultou numa assembléia, em que foi aprovado indicativo de paralisação a partir de novembro se o decreto não for publicado até lá. Nos dias 10, 11 e 16 deste mês, o Sinagências promoveu atos públicos em frente às agências reguladoras e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

O ato desta quarta do Sinagências contou também com a participação das Associações dos Servidores da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A assessoria de comunicação do Ministério do Planejamento confirmou que foi estipulada uma data para início das negociações com a AnerSindical.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.