Onze conselhos para investir corretamente em TI em 2010

0

Estudo divulgado pelo Gartner nesta terça-feira, 17, alerta que 2010 será o ano em que as empresas deverão decidir qual caminho seguir em seus ambientes de TI. Com o mercado se preparando para voltar a crescer, a consultoria observa que é hora de as organizações avaliarem as reais necessidades e só voltarem a investir na modernização de suas infraestruturas quando decidirem o tipo de estratégia de cloud computing irão adotar, para que não sejam necessários novos gastos com reestruturações.
O Gartner aconselha as empresas a adotarem novas políticas de investimento, partindo do princípio de que "sempre se pode gastar menos". Para isso, a consultoria lista 11 atividades de TI que são grandes candidatas a revisão pelas empresas e as aconselha a considerarem as abordagens listadas abaixo para cada atividade, antes de decidir como proceder. As recomendações são baseadas nos resultados de pesquisas feitas pelo Gartner com centenas de empresas. Veja, a seguir, as recomendações:
1) Modernizar a infraestrutura de TI em conformidade com a estratégia de cloud computing.
A consultoria alerta que as empresas, antes de retomar seus investimentos em infraestrutura de tecnologia, devem decidir qual será sua estratégia para computação em nuvem.
2) Aproveitar melhor o orçamento já existente
O Gartner diz que as empresas devem impor à suas áreas de TI a política de "orçamento zero", para que as equipes se acostumem sempre a trabalhar com a verba que já têm e gastem apenas o necessário.
3) Contratar um diretor financeiro só para TI
Isso ajudaria as companhias a estabelecer políticas financeiras mais sólidas e a estudar melhor os contratos de TI.
4) O que passar para os executivos sobre TI
A consultoria defende que a estrutura de tecnologia da informação deve ser sempre muito transparente. Todos os contratos e todos os negócios da área devem ser sempre muito bem esclarecidos para todos os executivos da empresa.
5) Avisar quando os aspirantes a CIO devem deixar a área de TI
O Gartner diz que os diretores de tecnologia devem passar por outras áreas da companhia e, por isso, recomenda que orientem os aspirantes a CIO quando estes devem ir atrás de novos objetivos fora da área.
6) Dar prioridade a redução de gastos ou crescimento dos negócios?
Nenhum dos dois. A consultoria acredita que as empresas devem encontrar um jeito de conseguir trabalhar com os dois simultaneamente.
7) Quais as estruturas de TI que funcionam melhor
O Gartner aconselha que as estruturas "Tier 1, 2 e 3" sejam abandonadas, pois elas atrasam o desenvolvimento dos negócios de TI e a criação de novas operações.
8) Os novos CIOs devem abandonar as estruturas de TI já adotadas na empresa?
Antes de começar a fazer as mudanças estruturais, os CIOs recém-chegados devem se preocupar em fazer a estrutura já existente render mais e os negócios da empresa crescerem.
9) Decidir que tipo de inovações sua equipe de TI deve desenvolver
Os gerentes precisam decidir se suas equipes serão formadas por profissionais especializados em identificar problemas e recomendar soluções ou especializados em desenvolver ferramentas para resolver os problemas conforme a necessidade.
10) Que inovações de TI devem ser priorizadas
Para esse período de transformações econômicas, a consultoria aconselha os diretores de tecnologia a se voltarem para os ciclos de negócios de TI que requeiram menos tempo de manutenção.
11) É possível vender os desafios de implantação de uma rede de longa distância corporativa até 2013?
O Gartner acredita que as companhias devem direcionar suas verbas de pesquisa e desenvolvimento para a criação dessas redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.