Teles não conseguem apoio à tese de redução tributária na Confecom

0

Uma série de questões conceitualmente importantes para o setor de telecomunicações foi aprovada na manhã desta quinta, 17, durante a plenária final da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).
Para as empresas de telecomunicações, uma vitória importante foi impedir que a conferência recomendasse, em seu texto final, uma declaração expressa de apoio à separação estrutural.
As teles, por outro lado, tiveram grande dificuldade de encaminhar todas as propostas que previam recomendações à redução de carga tributária. Em vários momentos, os movimentos sociais criticaram as propostas com o argumento de que isso implicaria o esvaziamento do Estado e o aumento do lucro das empresas. O diretor geral da Telebrasil, César Rômulo Silveira Neto, chegou a dizer que esta posição era contrária à própria sociedade. "Os impostos são usados para o pagamento da dívida pública pelo estado", disse, tentando argumentar contra a lógica dos movimentos sociais. José Fernandez Pauletti, da Abrafix, foi na mesma linha. "As empresas são meros arrecadadores. Se os impostos caem, os preços cairão também". Mesmo assim a Confecom rejeitou propostas de redução do Fistel e da bi-tributação sobre serviços de telecomunicações. Por outro lado, foi apoiada a idéia de uma Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para empresas que usem espectro e outorgas públicas que sirva para fomentar o sistema público de radiodifusão.
A conferência também aprovou a recomendação à adoção urgente do modelo de custos para a definição de tarifas de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.