Senado já analisa proposta de criação de novo fundo para telecom

0

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado já analisa projeto de lei que cria o Fundo de Investimentos em Telecomunicações (Fitel). A proposta já está nas mãos do relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), e tem como objetivo promover uma nova distribuição dos recursos arrecadados entre os fundos setoriais já existentes.
Segundo o projeto, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), os recursos do fundo serão aplicados em programas de desenvolvimento da infraestrutura de redes de comunicação, na inovação tecnológica e na expansão dos serviços de banda larga.
Ribeiro classificou como "péssima" a atual distribuição dos recursos, incluindo os do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) e do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
"Se este projeto for aprovado pelo Congresso Nacional durante este ano seriam assegurados, no mínimo, R$ 6 bilhões para investimentos produtivos no setor", previu o senador.
A proposição também destina quase a metade dos recursos do novo fundo para projetos a serem desenvolvidos por prestadores de menor porte, como um instrumento de promoção da competição.
De acordo com Ribeiro, grande parte dos recursos arrecadados anualmente pelos fundos de telecomunicações, a exemplo do Fust, que recolhe uma média de R$ 1 bilhão, fica retida no Tesouro Nacional para fazer o chamado superávit primário – dinheiro que o governo economiza para pagar dívidas. Com isso, observou o senador, não sobrariam recursos para aplicar em investimentos.
Se aprovado pela CCT, o projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.