Sul ganha centro de reciclagem de computadores

0

Computadores e outros bens de informática descartados por órgãos da administração pública federal e empresas privadas serão recondicionados e destinados a telecentros, bibliotecas, escolas e em outros projetos de inclusão digital.

Esse reaproveitamento já é possível em Porto Alegre, que desde essa terça-feira (17-04) abriga o primeiro Centro de Recondicionamento e Reciclagem de Computadores (CRC) do país, uma iniciativa do governo federal e do Centro Social Marisa de Porto Alegre (Cesmar).

O projeto, que integra o Programa Brasileiro de Inclusão Digital, foi inspirado em uma iniciativa similar, denominada Computadores para Escolas (CFC), em curso no Canadá desde 1993, que já destinou 400 mil computadores escolas públicas canadenses.

O CRC de Porto Alegre tem como objetivo dar um destino socialmente justo e ambientalmente correto para milhares de CPUs, teclados, monitores, mouses e impressoras que todos os anos são descartados pelos órgãos públicos. Estima-se em 300 mil unidades o volume de equipamentos descartados pelo governo federal por ano.

Além do reparo das máquinas, o CRC desempenhará papel importante na formação profissional dos jovens que atuarão no centro, contribuindo para sua colocação no mercado de trabalho, destacou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

O CRC irá qualificar 70 jovens em hardware e em software livre, através do Programa Primeiro Emprego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.