Os desafios do gestor de TI para estabelecer fornecedores parceiros do negócio

0

Gerenciar a área de TI é um desafio que pode ser equiparado ao gerenciamento de uma empresa. A cada dia mais se exige que a TI seja tratada como um negócio dentro do próprio negócio. E os gestores que têm essa visão, e que a colocam em prática, via de regra são bem sucedidos.


Neste contexto, para estabelecer um grupo de fornecedores parceiros o gestor da TI enfrenta desafios tão significativos quanto o de formar a sua própria equipe de profissionais na empresa. E para que tenha sucesso precisa estar atento e colocar em ação algumas práticas importantes:


Estabeleça um ponto único de contato – tratar com vários fornecedores para resolver um problema específico de tecnologia pode ser uma tarefa desanimadora. O “jogo de empurra” pode levar à perda de horas, e até dias para se solucionar um problema, o que nos dias de hoje pode por em risco não só a operação, como o próprio emprego. Portanto, escolher um fornecedor que pode falar e tratar o assunto em várias camadas é uma decisão inteligente.
Crie uma estrutura ágil para reagir e atender demandas de forma rápida – no momento de crise, o gerente da TI precisa de agilidade e disposição do fornecedor para reagir e atendê-lo, pois a operação do negócio pode estar em risco. Neste momento não podemos ter fornecedores dispostos a “aproveitar” a vulnerabilidade momentânea e renegociar condições ou tirar vantagens.


Exija processos de trabalho formalizados e aplicados – ao contratar um fornecedor é preciso comprovar sua eficácia no cumprimento dos SLAs. Muitas empresas acabam trabalhando no operacional, abandonando os cronogramas e processos estabelecidos por conta de turnovers nas equipes, baixas margens e mudanças de tecnologias.
Documente para proteger a propriedade – o capital intelectual é um patrimônio que o gestor da TI deve manter atenção e proteger, mas a documentação está muito além do capital intelectual – está intimamente relacionada ao tempo para recuperar a operação do negócio em situações de incidentes, problemas e desastres.
Atenda na cadeia de valor para consolidar o fornecedor – gerir fornecedores é uma tarefa que consome tempo e recursos do gestor da TI. Consolidar fornecedores é um objetivo a ser perseguido e os fornecedores que têm capacidade de consolidar serviços são uma excelente opção.


Invista na “Capilaridade” – os negócios são cada vez mais globais e as empresas que possuem diversas unidades, sites de produção ou clientes espalhados em diferentes regiões precisam de fornecedores que possuam uma rede de parceiros credenciados e homologados em seus padrões de qualidade, e que sigam o seu roteiro de trabalho. Lembre que retirar um profissional da estrutura e enviá-lo para um atendimento significa custo maior e fragilidade para a manutenção dos níveis de serviços acordados.
Identifique conhecimento sobre as particularidades do seu setor de negócio – cada setor de negócio tem o seu “idioma” e necessidades particulares. Algumas, inclusive, são diferenciais competitivos da organização. Busque fornecedores que tenham experiência no seu setor de negócio, habilitado para agir e reagir às demandas da sua empresa.


Conheça as limitações do parceiro e ajuste às necessidades da empresa – qualquer parceria que implica em um relacionamento duradouro requer conhecimento mútuo. Assim como o fornecedor deve conhecer as necessidades do seu negócio, você gestor também deve conhecer as capacidades e limitações do seu fornecedor. Somente o conhecimento mútuo pode permitir o fornecimento de serviços e produtos ajustados às necessidades da organização.


Observe o comprometimento – negócios crescem em escala que podem estar invariavelmente fora da previsão. Muitas demandas chegam à área de TI de maneira não estruturada ou planejada, retirando o tempo precioso para ação organizada. É neste momento que o seu fornecedor deve estar disposto e preparado para agir e reagir às mudanças no negócio.


Confira se a carteira de clientes é gerenciável – para que o fornecedor tenha capacidade de atender de forma particular uma empresa é preciso que ele tenha capacidade de dedicar esforço particular na gestão de cada cliente.
Atento a esses pontos, as chances de o Gestor de TI desenvolver um relacionamento de parceria com os seus fornecedores são grandes. Mas lembre-se que uma relação dessas não pode ser a qualquer custo, ou no modelo ganha-perde. É preciso desenvolver uma visão de longo prazo, onde ambos, gestor de TI e fornecedor, atuem com honestidade, credibilidade e transparência em busca de um objetivo comum: manter o sucesso da operação com menor custo e elevar os níveis de satisfação do cliente usuário.


 Ivan Paiva é diretor de TI da TecnoComp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.