INPI busca sistema eletrônico para registro de patentes

0

Depois do bem-sucedido sistema eletrônico para registro de marcas, o e-marcas, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) busca uma plataforma para pedidos online de registro de patentes. Na semana passada, representantes da instituição estiveram na Holanda para conhecer o e-phoenix, sistema usado pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO, na sigla em inglês).

O objetivo é adaptar o software para funcionar no Brasil. ?Isso seria muito importante, porque não teríamos que partir do zero para desenvolver nosso sistema eletrônico. E queremos que ele funcione o mais rápido possível?, disse Ademir Tardelli, chefe do Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica do INPI, que esteve na Holanda com o presidente da entidade, Jorge Ávila, e o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinícius Ferreira Mazoni.

A delegação brasileira também conheceu o BNS, banco de dados que contém documentos integrais de patentes e faz parte do sistema Epoque, um arquivo com mais de 100 milhões de documentos já acessado pelos pesquisadores do INPI.

Representantes do escritório europeu mostraram ainda como fazem a digitalização de documentos de patentes e discutiram com os brasileiros a parceria entre as instituições.

Com informações da Agência Fapesp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.