Queda nos preços acelera vendas de impressoras neste ano

0

As vendas de impressoras prosseguem em alta. Nos três primeiros meses deste ano foram vendidos no país 23,3% mais equipamentos, entre modelos a laser e a jato de tinta, que no mesmo período de 2006, segundo o estudo Brazil Quarterly Hardcopy Peripherals Tracker, divulgado nesta quarta-feira (18/7) pela IDC Brasil. ?Chegou-se a quase 900 mil unidades comercializadas no primeiro trimestre?, indica Luciano Crippa, analista da consultoria.

A queda nos preços dos equipamentos e as facilidades de pagamento oferecidas pelos varejistas foram os principais aceleradores do consumo, de acordo com a IDC. O estudo atribuiu ainda o forte crescimento no período a retomada dos investimentos em impressoras pelo mercado corporativo ? que até o ano passado mostrou-se aquém do esperado ? e ao fechamento de novos contratos para a terceirização de impressão.

O aumento nas vendas de impressoras a jato de tinta e a laser (monocromáticas e coloridas) foi equilibrado no trimestre em relação aos primeiros três meses de 2006: 23,6% e 23,8%, respectivamente. Entre os equipamentos a jato de tinta, as multifuncionais são as que estão na mira do consumidor. ?São mais atrativas para o usuário doméstico pelo custo acessível e por reunir recursos com forte apelo, como a conexão para câmeras digitais?, analisa Crippa.

Uma particularidade ocorrida no primeiro trimestre foi a entrada das multifuncionais a laser no varejo, também vendidas com preços menores e planos de financiamento facilitados, o que está levando as pequenas empresas a trocarem suas bases de impressoras a jato de tinta por esses equipamentos mais condizentes com suas necessidades de recursos, velocidade e volume de impressão.

As expectativas da IDC são otimistas para as vendas no segundo semestre, especialmente para o governo, que até o momento se manteve estagnado em suas compras, devendo retomar os investimentos em produtos de infra-estrutura, como impressoras e PCs.

Segundo as previsões da consultoria, até o fim do ano serão comercializadas cerca de 4 milhões de impressoras, levando o setor a um crescimento de 16% sobre as vendas do ano passado. A entrada de novos fabricantes no mercado brasileiro de impressão, como a Positivo e a Olivetti, por exemplo, corroboram a expectativa otimista para o segmento nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.