MCT coloca no ar Rede Metropolitana de São Paulo

0

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coloca no ar, nesta terça-feira, 19, a Rede Metropolitana de São Paulo (MetroSampa), que terá como objetivo o desenvolvimento de projetos de internet no Brasil, sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é um dos integrantes da infra-estrutura de fibras ópticas, que possibilitará a ativação de conexões com capacidade de 1 Gbps para uso de aplicações avançadas e troca de grandes quantidades de dados entre os principais centros de ensino e pesquisa da cidade. A intenção é, através de uma rede de alta velocidade, levar avanços para a àrea acadêmica e para a sociedade.

Um dos principais pontos do projeto é a utilização de fibra óptica apagada, que possibilita ter taxas de transmissões elevadas por meio da substituição das interfaces dos equipamentos de rede. A capacidade atual é de 1 Gbps, porém já existem avanços para que a rede passe a 10 Gbps.

A rede de São Paulo possui 145 quilômetros de extensão e tem sete instituições participantes: Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), Instituto do Coração (Incor), NIC.br, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Unifesp e Universidade Federal do ABC (UFABC – Santo André).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.