TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Estudo aponta expansão de programas mal-intencionados

Postado em: 19/04/2006, às 19:08 por Redação

Pesquisa realizada pelo McAfee Avert Labs revela que o uso de tecnologias camufladas para mascarar programas mal-intencionados e potencialmente indesejáveis cresceu em níveis alarmantes (600%) nos últimos três anos. Um exemplo de tecnologias camufladas, segundo o laboratório, são rootkits.

Primeiro de uma série dedicada às tecnologias camufladas e aos rootkits, o estudo revela outros dados preocupantes. Entre 2000 e 2005, o grau de complexidade dos rootkits aumentou a uma taxa superior a 400% ao ano.

Os adeptos do software livre também devem ficar atentos. A pesquisa do laboratório da McAfee mostra que parte das técnicas de componentes camuflados baseadas em Linux cresceu 71% nos últimos quatro anos.

O software livre, sites de colaboração pela internet e blogs são os grandes responsáveis pela proliferação e complexidade dos rootkits, diz o laboratório.

Para a McAfee, o aumento das tecnologias camufladas pode ser atribuído a esforços de pesquisa colaborativa pela internet. Os sites contêm centenas de linhas de código de rootkit. Com a disponibilidade de códigos de rootkits e de kits de criação de programas camuflados, os autores de programas mal-intencionados podem ocultar processos, arquivos e chaves de registro mais facilmente, sem precisar conhecer detalhadamente o sistema operacional alvo.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top