Estudo aponta expansão de programas mal-intencionados

0

Pesquisa realizada pelo McAfee Avert Labs revela que o uso de tecnologias camufladas para mascarar programas mal-intencionados e potencialmente indesejáveis cresceu em níveis alarmantes (600%) nos últimos três anos. Um exemplo de tecnologias camufladas, segundo o laboratório, são rootkits.

Primeiro de uma série dedicada às tecnologias camufladas e aos rootkits, o estudo revela outros dados preocupantes. Entre 2000 e 2005, o grau de complexidade dos rootkits aumentou a uma taxa superior a 400% ao ano.

Os adeptos do software livre também devem ficar atentos. A pesquisa do laboratório da McAfee mostra que parte das técnicas de componentes camuflados baseadas em Linux cresceu 71% nos últimos quatro anos.

O software livre, sites de colaboração pela internet e blogs são os grandes responsáveis pela proliferação e complexidade dos rootkits, diz o laboratório.

Para a McAfee, o aumento das tecnologias camufladas pode ser atribuído a esforços de pesquisa colaborativa pela internet. Os sites contêm centenas de linhas de código de rootkit. Com a disponibilidade de códigos de rootkits e de kits de criação de programas camuflados, os autores de programas mal-intencionados podem ocultar processos, arquivos e chaves de registro mais facilmente, sem precisar conhecer detalhadamente o sistema operacional alvo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.