Sun quer tornar Java componente-chave da TV digital

0

A Sun Microsystems vê na implementação da TV digital no Brasil uma de suas futuras fontes de crescimento na América Latina, em especial para a linguagem Java com o desenvolvimento dos set-top boxes, os conversores de sinais utilizados para a recepção das transmissões digitais. A empresa, que já vem trabalhando com o governo federal há cerca de dois anos no desenvolvimento de ferramentas de inclusão digital, espera atrair o interesse das empresas e instituições ligadas ao projeto da TV digital brasileira.

A ponta de lança de sua estratégia será a abertura do código do Java ? programada para ocorrer até o fim deste semestre ?, que possibilitará às empresas optar pela linguagem de programação como componente embarcado nos aparelhos. "Antes de abrirmos o Java, o governo brasileiro estava receoso em relação aos royalties que programas e aparelhos criados com base na linguagem teriam de pagar, o que representaria um custo significativo ao projeto", disse o diretor de marketing da Sun no Brasil, André Echeverria. ?Mas demonstramos que com a abertura do código, os preços vão cair brutalmente.?

O Java é uma linguagem de programação que permite a criação de softwares que podem ser utilizados em vários tipos de dispositivos e que foi desenvolvida pela Sun na década de 1990, inicialmente para ajudar no funcionamento de decodificadores de TV.

A linguagem tornou-se popular em celulares — atualmente há mais de 1 bilhão de aparelhos no mundo equipados com recursos Java, segundo a Sun — e tem no Brasil uma grande comunidade de programadores que ajudam a empresa a faturar vendendo serviços e projetos para empresas e órgãos de governo.

A expectativa da Sun é aproveitar essa comunidade e a preferência do governo brasileiro por software livre para disseminar o Java na TV digital como plataforma capaz de fornecer serviços como acesso à internet aos usuários. O lançamento da TV digital no Brasil está previsto para o fim do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.