MEC integrará sistema de informações até o final do mês

0

Até o final de setembro, todas as instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica deverão estar integradas a um sistema de informações. A previsão é do coordenador-geral da rede, Gleisson Cardoso Rubin, que hoje,19/9, detalhou o sistema ao ministro da Educação, Fernando Haddad.

Explicou que a expectativa é que no final do ano que vem o sistema esteja disponível para o público em geral e não apenas para a comunidade acadêmica e o Ministério da Educação, como funciona hoje.

O ministro Haddad informou que atualmente 111 instituições ? entre centros federais de Educação Tecnológica, escolas agrotécnicas federais, além da Escola Técnica Federal de Palmas ? estão integrados ao sistema. "Ficam faltando apenas os colégios técnicos e escolas agrícolas vinculadas às universidades federais, um conjunto de 30 instituições que devem ingressar no sistema até o final do primeiro trimestre do ano que vem", disse o ministro.

O coordenador-geral explicou que o programa permite, por meio da Internet, "um olhar radiográfico para a rede de instituições federais de educação profissional e tecnológica". Segundo ele, o sistema reúne informações acadêmicas, administrativas, relativas ao corpo docente, sobre infra-estrutura da instituição, entre outras.

Dessa forma os gestores e diretores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e da rede de instituições podem aperfeiçoar planejamentos estratégicos, elaborar políticas públicas e buscar soluções mais rápidas para os problemas.

"Muitas vezes, as políticas são traçadas sem que haja uma visão mais aprofundada do público. Na medida em que você olha de forma particular os alunos que possuem necessidades especiais, os alunos que são oriundos de comunidades indígenas ou os alunos afros-descendentes, por exemplo, você tem uma base para definir sua política, em cima de números estatísticos", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.