Projeto da Câmara tipifica corrupção praticada por empresas

0

Projeto de lei do deputado Henrique Fontana (PT-RS) tipifica o crime de corrupção praticado por empresas e indica as penas e medidas administrativas aplicáveis. Fontana explica que não há lei sobre o crime, apesar de ele estar previsto na Constituição. "A cada dia crescem no país os atos de corrupção, destacando-se a participação direta dos entes coletivos, sem que a legislação tenha mecanismos para enfrentar essa realidade", alertou o deputado.

Pelo projeto, pratica corrupção a empresa que, por meio de seus próprios integrantes ou de intermediários, oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público ou agente político para convencê-lo a agir em seu benefício. Entre as penas para a empresa corruptora, previstas na proposta, estão multa, que pode chegar a 50 vezes o valor da vantagem oferecida ao agente público; perda de bens; proibição de manter negócios com o poder público por até dez anos e dissolução da empresa.

O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.