A importância da mobilidade nas empresas

0

Smartphones, tablets, netbooks e notebooks são aparelhos que já fazem parte do cotidiano das pessoas e permitem que elas acompanhem o que está acontecendo no mundo de onde quer que estejam. A cada dia novos dispositivos móveis surgem e aumenta também o número de pessoas que aderem as novas tecnologias. Tudo isso é o retrato do crescimento da mobilidade e quem não acompanhar ficará para trás, não importa se é um indivíduo ou uma empresa.

Segundo dados do Mobile World Congress 2011, que aconteceu em Barcelona no início deste ano, somos atualmente 6,8 bilhões de habitantes do planeta e temos cerca de 5,3 bilhões de usuários de celulares. Ou seja, uma teledensidade de 85 telefones móveis para cada 100 habitantes e estimasse que este ano encerrará com mais de 6 bilhões de celulares no mundo. Isso sem considerar tablets, computares portáteis e etc.

Apesar de serem poucas as pessoas que teimam em não ter celular, elas existem, mas será difícil que resistam por muito tempo. Os principais argumentos que ouço por aí para não aderir a novas tecnologias móveis é ficar "escravo" dos aparelhos, ter que aprender a usar e gastar. Acredito que nenhuma dessas razões se iguala aos benefícios que a tecnologia móvel traz, mas também acho que é importante ter bom senso e educação no uso dos novos aparelhos. 

A grande maioria da população, brasileira e mundial, não abre mão de ter todas as novidades tecnológicas a sua disposição e esta é a tendência, cada vez mais aparelhos móveis e aplicativos que permitam acompanhar tudo o que acontece em tempo real.

Assim como grande parte da população, as empresas também já descobriram que a mobilidade pode trazer diversos benefícios, tanto na comunicação com clientes e colaboradores quanto na otimização de tarefas. Além disso, organizações que estão na vanguarda na adoção das novas tecnologias são bem vistas, pois ganham status de empresas inovadoras. Mas também há empresas que ainda resistem à mobilidade. Acredito que estas organizações não perceberam que, na verdade, estão ficando pra trás. Além do mais, as tecnologias são criadas com o intuito de melhorar e facilitar determinados processos.

Como nesse setor tudo é novidade percebo que o maior receio das empresas de investir em mobilidade, no cloud computing e aderir às redes sociais é a segurança da informação. As empresas se sentem despreparadas para lidar com esse novo cenário. Muitas organizações ainda cuidam apenas da proteção do ambiente local. Com a chegada dos dispositivos móveis e das redes sociais este modelo, muitas vezes, acaba não sendo o ideal.

Mas assim como estão surgindo sistemas móveis, também são criadas ferramentas de segurança. Acredito que aos poucos essas empresas vão perceber que é necessário aderir a mobilidade para serem mais bem sucedidas no relacionamento com seus diversos públicos. Adquirindo soluções móveis de fornecedoras confiáveis e adotando ferramentas de segurança não há porque temer a violação das informações, desde que politicas de segurança e alguns cuidados sejam tomados. Produtividade, agilidade e otimização das atividades são algumas das vantagens que a mobilidade oferece e que deixam de ser aproveitadas por quem insiste em resistir às novas tecnologias.

Novidades podem assustar algumas pessoas e empresas no início, entretanto, os novos aparelhos e tecnologias certamente vêm para melhorar o dia a dia das pessoas e otimizar as atividades das empresas e o relacionamento com clientes e parceiros. Adquirindo as soluções certas e utilizando com bom senso e cuidado, é só aproveitar os benefícios.

*João Moretti é diretor geral da MobilePeople, empresa especializada em soluções móveis corporativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.