Tribunais de Justiça têm até março para aprovarem plano de informatização

0

Os tribunais de Justiça de todo o pais têm até o dia 31 de março para aprovarem o planejamento estratégico de tecnologia da informação e comunicação instituído pelo Conselho Nacional de Justiça. O CNJ aprovou a Resolução 99, na última sessão plenária de 24 de novembro de 2009, que instituiu o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário. Com a medida tribunais de todo o país terão que investir na melhoria de seus sistemas de informática, com o propósito de reduzir custos e o tempo de tramitação dos processos. Com essa medida os investimentos na informatização da justiça brasileira devem se intensificar em 2010.
A resolução prevê que até o dia 31 de março os tribunais também estabeleçam metas de curto, médio e longo prazo associadas aos indicadores de resultado e projetos. Com a resolução, o CNJ, que em pesquisa divulgada recentemente revelou que a maioria dos tribunais não disponibiliza informações processuais na internet, espera acelerar o processo de informatização e tornar a tramitação de processos totalmente digitais.
Uma das ações previstas no planejamento do CNJ é a de infraestrutura de tecnologia, que tem como objetivo estratégico habilitar magistrados e servidores na utilização da certificação digital, ferramenta que promove a segurança das informações tramitadas por meio eletrônico. A meta é que 80% dos tribunais já estejam com essa ação implantada até dezembro de 2010.
Alguns tribunais do país já investem na implantação do processo digital com uso da certificação digital e apresentam resultados positivos. É o caso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Acre, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo, considerado o maior Tribunal do mundo, os quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na justiça estadual brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.