Governo admite entraves para atrair fabricantes de chips, mas vê boas perspectivas

0

Apesar das inúmeras tentativas do governo brasileiro para atrair grandes fabricantes internacionais de semicondutores para o país, não apenas para produzir para o mercado interno, mas também obter a transferência de capacitação na produção de chips e componentes eletrônicos em geral, a realidade é que os resultados obtidos até o momento têm sido pífios. O Brasil ainda não conseguiu deslanchar uma política de incentivos e condições de produção capaz de convencer algumas grandes empresas a virem para cá.

“A indústria brasileira ainda tem muito a se desenvolver para atrair grandes fabricantes”, reconhece Ricardo Gonzaga, especialista em cooperação industrial internacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), criada pelo governo federal com a missão de promover a execução da política industrial, em consonância com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e de comércio exterior. Ele ressalta, porém, que isso não significa que o governo não esteja negociando com fabricantes. “Existe o interesse e estamos tentando atender às exigências para convencer os empresários”, afirma Gonzaga.

De fato, alguns fabricantes de chips já se mostraram interessadas no mercado brasileiro, mas eles sempre apontam o elevado custo para montagem da planta e na falta de condições do país para abrigar uma fábrica de semicondutores. O processo de fabricação de chips compreende três fases distintas: design, foundry e back end. Na primeira, engenheiros ultraespecializados em microeletrônica concebem os novos dispositivos. Na foundry são fabricadas as "bolachas" (wafer) de silício que constituem os chips, e no back end os chips são encapsulados, montados e, em alguns casos, testados. Apenas nas fases de fabricação de wafers e de encapsulamento os custos podem ultrapassar R$ 5 bilhões.

Embora muitos especialistas apontem que, até por razões econômicas, o país não possui condições para abrigar uma foundry, mas de apenas implantar partes do processo, Gonzaga é otimista. Para ele, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) pode negociar com os governos estaduais desonerações fiscais ainda maiores do que aquelas anunciadas no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) e no Plano Brasil Maior, para que haja o barateamento do custo da produção local. Além disso, ele defende que o BNDES participe desse processo, seja por meio financiamentos, seja por meio de participação em empresas.

Gonzaga também reconhece que um dos principais entraves para atrair algumas grandes empresas para cá é a falta de qualificação profissional. Ele estima que hoje existam cerca de 500 engenheiros projetistas capacitados para atuar nessa cadeia, o que é insuficiente para atender a uma produção em larga escala. “É necessário haver políticas que integrem governo, universidades e empresas”, pontua o professor Cylon Gonçalves, presidente da Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada), especializada na produção de chips. Ele cita como exemplo a chegada da indústria de telecomunicações nas décadas de 1950 e 1960. Gonçalves diz que o centro está em negociações com algumas instituições e adianta que alguns resultados concretos devem aparecer já no primeiro semestre do ano que vem.

Além de o Brasil não dispor de infraestrutura para uma foundry, a operação de back end, que seria uma boa possibilidade para o país, já que requer mão de obra menos sofisticada, esbarra no problema logístico brasileiro, que é muito ruim. Diante desses entraves, uma saída para impulsionar a produção local de chips, apontada pelo coordenador geral de microeletrônica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique de Oliveira Miguel, é alavancar o uso de chips em projetos voltados para outros setores da economia. Como exemplo ele cita a criação do “chip do boi”, usado para monitorar e controlar a pesagem do gado, eliminando a necessidade de apontamentos manuais. O coordenador de microeletrônica do MCTI considera, contudo, que o Brasil está preparado para receber fábricas de grandes multinacionais, principalmente devido à demanda por componentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.