TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Blumenau já é a segunda maior geradora de empregos em TI no país

Postado em: 20/10/2016, às 20:12 por Redação

A cidade catarinense de Blumenau já é a segunda maior geradora de empregos no setor de TI, despontando como um dos principais polos de tecnologia do país, segundo dados do estudo Acate Tech Report 2015, realizado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) em parceria com a Neoway. De acordo com o levantamento, a cidade registrou crescimento 3% no número de empregados do setor no ano passado, ficando atrás apenas de Florianópolis.

Responsável por 5% do PIB de Santa Catarina, o setor de tecnologia no estado vem crescendo, mesmo diante dos desafios decorrentes do cenário econômico. Com faturamento estimado em R$11,4 bilhões em 2015, os resultados foram impulsionados por cidades como Blumenau, considerada um dos nove polos tecnológicos de maior desenvolvimento em todo o país.

Dados do estudo divulgado esta semana apontam o município como o quarto em faturamento médio no Brasil, contabilizando R$ 4,8 milhões no período. À frente de centros como Porto Alegre e Belo Horizonte, o setor tecnológico de Blumenau também é destaque em densidade de empresas e de empreendedores, critérios em que aparece entre as seis primeiras posições no ranking brasileiro, segundo a Acate.

Vale de inovação

O Vale do Itajaí, região onde se encontra o município blumenauense, concentra 28% das empresas catarinenses atuantes no setor de tecnologia, totalizando 804 companhias. A região é berço de empresas consideradas referência em todo o país, entre elas a Senior, fundada em 1988, e a HBSIS, companhia de Blumenau especialista em vendas e logística.

Segundo o estudo da Acate, a região do Vale do Itajaí abriga 1.425 empreendedores, o equivalente a 27% do número total de Santa Catarina. Destaque entre os nove polos de tecnologia avaliados no país, a cidade de Blumenau ocupa o terceiro lugar em número relativo de empreendedoras, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A região como um todo também se destaca na quantidade de empregos gerados em 2015 (9.911, correspondente a 21% das vagas abertas no estado).

O Acate Tech Report utiliza como base dados referentes a empresas de tecnologia com alto nível de atividade, a partir do cruzamento de informações de bases públicas como Ministério do Trabalho e Emprego, IBGE, Receita Federal.

Tags: , , , , , ,

1 Comentário

  1. Bom dia.
    O vale do Itajaí reúne um dos maiores pólos da indústria de TI, sem dúvidas. Mas não podemos deixar de mencionar a força que o sul de SC (Criciúma), começa a ganhar.
    Parabéns pelo artigo.

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top