Avanços em TIC para 2013

0

A aquisição e utilização da tecnologia estão cada dia mais aceleradas. Tablets, computadores e produtos de telefonia celular, por exemplo, são encarados como necessidades básicas por uma parcela crescente da população. E vai muito além do uso pessoal. Traz modernização às nossas indústrias, efetividade e melhores resultados para qualquer instituição pública ou privada.
As estimativas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para 2013 são ambiciosas e refletem o bom momento vivido pelo Brasil nesse segmento. A previsão do Instituto Gartner é de que o país será um dos principais focos do mercado global de TI em 2012 e, em três anos, surjam mais de quatro milhões de empregos na área em todo o mundo. O investimento em Tecnologia da Informação deve crescer 6% em 2013, chegando a 133 bilhões de dólares. Apenas para a área de serviços em comunicação, o incremento esperado é de 85,7 bilhões de dólares, enquanto os softwares devem ter 15,2 bi a mais em arrecadação e a produção de dispositivos crescerá mais de 24 bi.
Já o segundo maior mercado de tecnologia entre os países emergentes, o Brasil tornou-se um mercado competitivo onde empresas nacionais brigam por seu espaço junto aos grandes players mundiais. Na prática esse mercado ainda tem muito campo para expansão e pode colaborar com o crescimento das mais diversas áreas econômicas. O investimento em tecnologia significa o desenvolvimento de soluções nacionais que tornem o Brasil um país de ponta.
Porém mais uma vez cabe repetir as inúmeras e cansativas mensagens já emitidas pelas nossas entidades representativas. Esse cenário “cor de rosa” de crescimento acelerado, legitimamente pretendido, materializar-se-á se, e somente se, imediatamente houver uma mobilização do governo, academia e setor privado, no sentido de implantar um ambicioso plano para a atração, formação e capacitação de um exército de jovens do ensino médio, sob pena de, mais uma vez, assistirmos frustrados a passagem de uma “caravana” de oportunidades para o setor de TIC e nossas empresas, por falta de recursos adequados, continuarem a “lutar” pela preservação de seus nobres recursos intelectuais.

Moacir Pogorelsky é vice-pres. de Tecnologia de Gestão da Inf.da Assespro-RS e presidente da Sadig

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.