Após escândalos, Siemens escolhe novo presidente mundial

0

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21/5) em seu website, a Siemens anunciou que vai substituir em julho deste ano o atual presidente e CEO da companhia, Klaus Kleinfeld, que teve o nome envolvido em escândalos de corrupção. Em seu lugar será nomeado como presidente e CEO o executivo Peter Loescher, 49, que chefiava a divisão de saúde humana do laboratório Merck desde abril do ano passado.

Kleinfeld deixará o cargo dois meses antes do previsto, já que tinha contato com a companhia até setembro. A decisão da Siemens em buscar um presidente fora de seu quadro de funcionários teve como propósito garantir que o próximo CEO não fique sob os holofotes das denúncias e de qualquer suspeita sobre contratos fechados no passado.

Promotores alemães acusaram executivos da multinacional alemã de atuarem de forma ilegal para melhorar os resultados da empresa. O primeiro escândalo envolveu a empresa e um sindicado de trabalhadores. A empresa teria pago propina a um líder sindicalista para fechar acordos favoráveis à empresa.

Os episódios de corrupção teriam ocorrido em 2001. Uma das investigações terminou com a prisão do presidente da divisão de automação da Siemens, Johannes Feldmayer.

A companhia também é suspeita de ter desembolsado mais de 400 milhões de euros em subornos para obter contratos no setor de telecomunicações. A justiça de vários países investiga as transferências de pelo menos 200 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.