Eurofarma implanta projeto piloto de nota fiscal eletrônica

0

A Eurofarma, fabricante de medicamentos genéricos, começa a dar adeus às notas fiscais em papel. O laboratório, que foi escolhido para representar o setor da indústria farmacêutica, iniciou nesta quarta-feira (21/6) o projeto piloto de nota fiscal eletrônica conduzido pela Receita Federal e as Secretarias de Fazenda de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Bahia, e que conta com o envolvimento de 19 empresas.

Com o projeto piloto, a Receita Federal espera abrir caminho para que todas as empresas no Brasil substituam as notas fiscais em papel tipo 1 e 1A, emitidas para circulação de mercadorias.

Para viabilizar sua entrada efetiva no piloto de nota fiscal eletrônica, a Eurofarma está adotando a solução de NF-e da Neoris, chamada Flow. Certificada pela SAP, fornecedora de soluções de gerenciamento de negócios, a solução foi desenvolvida tanto para integração com servidores de aplicação SAP como também com outros ERPs do mercado.

"A Eurofarma deve emitir cerca de 20 mil notas fiscais eletrônicas por mês, e o processo de mudança na forma de emissão será paulatino. Entre junho e julho estaremos emitindo paralelamente as notas em papel, enquanto em agosto já estaremos com o sistema funcionando 100% de forma eletrônica", afirma Tacyana Salomão, gerente de TI e telecom da Eurofarma.

Entre os principais benefícios esperados pela Eurofarma estão a redução de custos com impressão e aquisição de papel, envio e armazenamento de documentos fiscais, simplificação de obrigações acessórias (dispensa de AIDF, a autorização para impressão de documentos fiscais), redução do tempo de parada de caminhões em postos fiscais de fronteira, domínio de tecnologia de certificação digital e web services.

Segundo Tacyana, com a utilização de notas fiscais eletrônicas, a empresa deve obter uma economia direta de R$ 25 mil por mês entre aquisição de papel, impressão e armazenagem de documentos fiscais. A previsão de retorno dos investimentos é esperada para entre 12 e 18 meses.

De acordo com o diretor de indústria e soluções da Neoris, Ton Nogueira, as empresas podem reduzir em mais de 50% seus custos de faturamento com o uso de NF-e. "Em princípio pode parecer um índice alto, mas ele é totalmente possível com a aplicação de soluções integradas de negócios, que sejam compatíveis com as exigências governamentais e disponham de nível de segurança máximo."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.