Consulta pública da revisão da Norma 4 será através de questões à sociedade

0

A Anatel pretende inovar na consulta pública da Norma 4. Em vez do modelo tradicional em que a agência apresenta um texto pronto para a apreciação da sociedade, desta vez o modelo será outro. A Anatel colocará uma série de perguntas em consulta pública cujas respostas serão usadas na elaboração do documento. A informação é do assessor da presidência da Anatel, José Alexandre Bicalho, que participou nesta terça, 21, de reunião no conselho consultivo da agência.

Tanto o representante da Anatel como a representante do Minicom, Miriam Wimmer, diretora do departamento de universalização, presentes no debate, foram questionados sobre a motivação de se revisar a Norma 4. A conselheira Virgínia Malheiros Galvez, representante do Senado no conselho consultivo disse que a CPI da pedofilia, embora com alguma dificuldade no começo, conseguiu dos provedores os logs de acesso necessários para a investigação. “A questão da segurança parece que está resolvida. Onde é que está a real necessidade disso, sinceramente eu não consegui entender”, disse ela.

O representante do Senado Federal, Fernando Cesar Mesquita, discorda de qualquer tentativa de regulamentar a Internet. Ele deu o exemplo da TV Senado, que tem oito canais na Internet. Para ele, é importante que não haja tanta regulamentação porque “amanhã alguém poderá proibir isso”.

Bicalho, da Anatel, disse que não há a intenção de discutir a parte do conteúdo. O problema que se está tentando resolver é que existem alguns modelos de conexão que não se coadunam com a Norma 4, explica em referência a conexão pelas operadoras móveis e pelas redes de TV a cabo que não estão sujeitas à Norma. O assessor da presidência da Anatel também procurou tranquilizar o conselho consultivo em relação à governança da Internet. Ele disse que não há qualquer intenção da agência de “capturar” as atuais competências do Comitê Gestor da Internet (CGI).

Miriam Wimmer esclareceu que o Minicom foi provocado pela Casa Civil para estudar o modelo. Segundo ela, essa assimetria regulatória entre o SMP, o SCM e a TV por assinatura, por si só, já é uma razão para rever a norma. Do Minicom, assegura ela, o que existe são “ideias” e diretrizes gerais que garantam a isonomia e menores custos para o consumidor. “O debate está apenas começando, não existe a intenção de, a priori, extirpar ou extinguir o modelo vigente”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.