Oracle lança o primeiro sistema operacional na nuvem

0

A Oracle lança o Oracle Solaris 11, o primeiro OS (sistema operacional) de nuvem. A solução foi projetada para atender aos requisitos de segurança, desempenho e escalabilidade dos desenvolvimentos com base em cloud computing, permitindo assim que os clientes executem aplicativos empresariais mais complexos em nuvens privadas, híbridas ou públicas.
Por ser o primeiro OS completamente virtualizado, segundo a empresa, o Oracle Solaris 11 oferece recursos de virtualização abrangentes e integrados para OS, rede e armazenamento. O novo produto foi desenvolvido para a virtualização de servidor do Oracle VM em sistemas com base em x86 e SPARC, oferecendo flexibilidade de desenvolvimento e migração segura em tempo real.
A virtualização do Oracle Solaris Zones é escalável, alcançando até centenas de zonas por nó físico, com sobrecarga até 15 vezes menor que a do VMware, sem limites artificiais de memória, rede, uso de CPU e recursos de armazenamento.
A nova virtualização de rede integrada possibilita que os clientes criem topologias de centro de dados de alto desempenho e baixo custo em uma única instância de OS para obter flexibilidade, controle de largura de banda e visualização.
O Oracle Solaris 11 oferece gerenciamento abrangente de toda a infraestrutura: sistema operacional, hardware físico, rede e armazenamento, assim como da camada de virtualização. O Oracle Enterprise Manager Ops Center, agora incluído no suporte aos sistemas, oferece gerenciamento de sistemas convergidos, possibilitando o controle centralizado dos recursos de hardware, OS e virtualização em toda a empresa.
Ainda segundo a empresa, a versão mais recente do Oracle Solaris foi desenvolvida para fornecer gestão do ciclo de vida em escala de nuvem, com ambientes de inicialização à prova de falhas, reversões seguras, atualizações quatro vezes mais ágeis e reinicializações de sistema 2,5 vezes mais rápidas.
“O Oracle Solaris 11 é a versão mais importante de sistema operacional da última década. Com servidor e armazenamento incorporados e, agora, virtualização de rede, o Oracle Solaris 11 oferece o primeiro OS de cloud computing do setor", diz John Fowler, vice-presidente executivo de Sistemas da Oracle. "Os clientes podem simplificar suas implementações empresariais, aumentar a utilização de seus ativos de datacenter e executar aplicativos empresariais da Oracle e de outros fornecedores de forma mais rápida, tudo isso na nuvem ou em um ambiente empresarial seguro e escalável”, completa o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.