Índice e-Flation abre o ano com inflação de 9,22%

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A rapidez das movimentações do varejo eletrônico está levando a mudança no comportamento dos consumidores e motivando a necessidade de atualizações constantes no índice que mede suas peculiaridades, indicador desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Canal Varejo ? Consultoria: Mercado de Bens e Serviços.

Por esse motivo, a partir deste mês, o peso das categorias pesquisadas foi atualizado de acordo com os resultados mensurados na nova pesquisa Provar/e-bit sobre a expectativa de consumo na internet para o quarto trimestre de 2006, inaugurando uma nova fase para o índice e-Flation.

Com a atualização da metodologia e análise dos dados, em janeiro e-Flation registrou 9,22% de inflação. As categorias que mais influenciaram o resultado foram informática e telefonia, que registraram inflação de 21,36% e 21,07%, respectivamente. Em terceiro lugar vem viagem e turismo, com 9,46%, seguido por perfumaria, com 5,37%, linha branca, com 3,58% e produtos para casa, com 2,38%. Por outro lado, observou-se deflação de 18,71% na categoria CDs e DVDs, seguido por brinquedos, com 15,78%, livros, com 11,84%, e eletroeletrônicos com deflação de 1,70%. Já a cesta composta apenas por automóveis apresentou deflação de 0,44% para o período.

Segundo o professor Claudio Felisoni, coordenador geral do Provar/FIA, as principais alterações estão relacionadas aos itens que compõem as cestas pesquisadas. ?Percebemos que o comportamento do consumidor do varejo eletrônico teve mudanças importantes, que acompanham a evolução do mercado e também da tecnologia?, explicou. ?Em 2007, realinhamos os parâmetros da pesquisa para adequar o índice a essa nova realidade, garantindo resultados mais fiéis ao comportamento tanto do consumidor, quanto do mercado?, acrescentou o professor.

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