TST considera ilícita terceirização de atividade-fim em telecom

0

As operadoras de telecomunicações não podem contratar mão de obra terceirizada para a atividade-fim, prática considerara ilícita na interpretação unânime da Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST). "A contratação de serviços por empresa interposta, nessas condições, deve ser considerada terceirização ilícita", definiu o colegiado.
Em seu voto, o relator, ministro Barros Levenhagen observou que, apesar de a regra aparentemente autorizar a contratação de terceiros para a execução de atividades permanentes das concessionárias de telecom, "é preciso considerar o artigo 170, caput, da Constituição que consagra os princípios da dignidade da pessoa humana e ae a valorização do trabalho como pilares da ordem econômica". Segundo o relator, a Lei nº 9.427/97 realmente autoriza a contratação de terceiros com a finalidade de melhorar (desenvolver) atividades inerentes, acessórias ou complementares ao serviço, inclusive por meio da implantação de projetos associados. Entretanto, ressaltou Levenhagen, na hipótese dos autos, o exercício da função de instalador e reparador de linhas telefônicas pelo empregado tratava-se de evidente atividade-fim da empresa de telefonia, fato que desautorizava a terceirização.
Tanto a sentença de primeiro grau quanto o Tribunal do Trabalho da 3ª Região (MG) reconheceram o vínculo de emprego do trabalhador diretamente com a tomadora dos serviços (Telemar), e não com a empresa interposta (Garra Telecomunicações e Eletricidade), sob o argumento de que a Telemar terceirizara atividade essencial. Para o TRT, "a função de instalador e reparador de linhas telefônicas estava entre as atividades permanentes e finalísticas da Telemar".
O TRT levou em conta a súmula nº 331 do TST que estabelece que a contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário, serviços de vigilância, de conservação e limpeza e outros ligados à atividades-meio do tomador do serviço.
Em razão disso, a Quarta Turma do TST decidiu negar provimento ao recurso de revista da Telemar Norte Leste que pretendia o reconhecimento do vínculo de emprego do trabalhador com a Garra Telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.