Thyssenkrupp implanta RFID para identificar chapas de aço

0

A alemã ThyssenKrupp Steel, gigante da siderurgia mundial, finalizou recentemente o teste piloto com mil chapas de aço enviadas do Brasil para a Alemanha e marcadas com as etiquetas de identificação por radiofreqüência (RFID).

O teste faz parte do projeto de implantação de um grande sistema logístico, que usará a nova tecnologia, e para o qual a companhia selecionou a solução RFID da Sybase iAnywhere para a identificação de suas chapas de aço. A infra-estrutura de software será utilizada em sua nova usina siderúrgica, na baía de Sepetiba, no Brasil, assim como no porto de Duisburg, Alemanha, para a identificação automática de chapas de aço e otimização do processo de entrega dos produtos.

Com o apoio da consultoria Accenture, a ThyssenKrupp Steel finalizou recentemente os testes piloto com mil chapas de aço enviadas do Brasil e marcadas com as etiquetas RFID. As aplicações de software customizadas em RFID Anywhere foram usadas para identificar as chapas no Brasil e em vários pontos durante o trajeto das mesmas. Enquanto eram descarregadas no porto de Duisburg, as chapas alçadas em um guindaste foram identificadas utilizando um método totalmente automatizado.

A usina brasileira, ainda em fase de construção, está programada para entrar em operação em 2009 e contará com capacidade produtiva de 5 milhões de toneladas métricas de aço por ano. Ao todo, serão transportadas 250 mil chapas anualmente, das quais 100 mil serão processadas nas usinas da ThyssenKrupp Steel localizadas na Alemanha ? em um processo logisticamente complexo que contará 100% com a tecnologia RFID da Sybase iAnywhere.

?O uso da tecnologia RFID para marcar as chapas de aço nos permite ler os dados em longas distâncias e transferir automaticamente as informações para os nossos sistemas de TI para processamento, sem necessidade de nenhum contato físico com os produtos?, conta Gerhard Thiel, gerente de projeto da ThyssenKrupp Steel. ?A solução desenvolvida com a ajuda da Accenture e da Sybase iAnywhere nos permite reduzir substancialmente os tempos de entrega, além de resultar em uma grande redução dos custos.?

A Accenture recomendou a solução RFID da Sybase iAnywhere para a ThyssenKrupp Steel devido a sua capacidade de gerenciar uma ampla gama de dispositivos, como leitoras fixas e móveis de RFID, bem como impressoras RFID localizadas em várias partes do mundo e integrá-los aos sistemas de TI existentes. ?Escolhemos a solução RFID Anywhere para esse projeto desafiador porque ela é particularmente poderosa e completa no que se refere a dispositivos móveis. Os resultados do projeto piloto confirmam nossa opção?, afirma Lars Schittko, gerente da Accenture.

?A logística de chapas de aço é uma área de aplicação totalmente nova para RFID e demonstra como essa tecnologia pode aumentar a eficiência de processos em empresas inovadoras como a ThyssenKrupp Steel?, ressaltou Martyn Mallick, diretor de Tecnologia RFID da Sybase iAnywhere.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.