Apesar dos protestos das teles, Alvarez reitera que haverá metas de qualidade

0

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, jogou um balde de água fria na pretensão das teles de transformar as metas de qualidade para a banda larga propostas pela Anatel na simples divulgação dos parâmetros alcançados pelas empresas. “Nós seremos exceção, sim. Teremos instrumentos legais e regulatórios para controlar a qualidade do acesso no Brasil”, disse ele em referência ao estudo contratado pelo SindiTelebrasil segundo o qual apenas Índia e Malásia implementaram medidas de controle da velocidade de banda larga entregue pelas teles.

Alvarez sinalizou, entretanto, que o governo poderá flexibilizar alguns pontos da proposta, como o cronograma para a implantação. “Podemos discutir a velocidade em que isso vai acontecer, mas que vai, vai”, completa ele. Alvarez participou nesta quinta, 22, do seminário "Banda larga como direito: balanço do PNBL e perspectivas para a universalização do serviço", promovido pelas entidades que apóiam o movimento "banda larga é um direito seu", entre elas o Coletivo Intervozes e IDEC, em Brasília.

Telebrás

Alvarez foi cobrado sobre a razão do corte no orçamento da Telebrás, já que o governo diz que a banda larga é prioridade. Segundo o secretário-executivo do Minicom, houve um corte no orçamento como um todo e não “uma política que penalizou essa ou aquela área”. “Evidentemente que isso está dentro de uma política de austeridade face a um cenário internacional absolutamente imprevisível”, afirma ele.

Serviço público

A inclusão da banda larga como um serviço público é uma bandeira já antiga das entidades de defesa do consumidor e dos movimentos pela democratização da mídia. Para  Alvarez, entretanto, colocar a banda larga como serviço público não seria a melhor estratégia para universalizar o serviço. Isso porque o serviço público, nos moldes daquele definido pela LGT, prevê metas de universalização, de qualidade, exclusividade de prestação de apenas o serviço objeto da concessão e penalização pelo não cumprimento das metas. Por esse motivo, o secretário acha difícil que surjam empresas interessadas em explorar o setor nesse modelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.