Microsoft aceita multa US$ 709 milhões da União Européia

0

A Microsoft aceitou nesta segunda-feira (22/10) cumprir totalmente com as exigências da condenação da Comissão Européia no processo por abuso de posição dominante. Além da multa recorde de 497 milhões de euros (equivalentes US$ 709 milhões), a companhia aceitou compartilhar com concorrentes informações sobre seus softwares e oferecer dados e códigos que permitam aos desenvolvedores criar programas compatíveis com Windows. Na prática, a Microsoft se compromete a compartilhar com concorrentes informações e códigos de aplicativos, como o Windows Media Player.

A Microsoft também anunciou a redução das somas pedidas em troca dessa informação e dos direitos de utilização de patentes em nível mundial, acordos que serão submetidos às jurisdição da Alta Corte de Londres, além do controle da Comissão Européia, com sede em Bruxelas.

A Comissão afirmou querer tomar o mais rápido possível uma decisão em relação às multas diárias que impôs à empresa em julho de 2006 por não cumprir a condenação de 2004, quantia que já chega a um total de 280 milhões de euros.

O a decisão da Microsoft de acatar as exigências de Bruxelas põe o fim a uma batalha de mais de sete anos, que teve seu ponto crucial em setembro do ano passado quando o Tribunal de Primeira Instância da União Européia, baseado em Luxemburgo, confirmou a condenação da Comissão Européia.

Ao comentar a decisão da Microsoft, comissária européia para Concorrência, Neelie Kroes, parabenizou a empresa por ter finalmente dado passos concretos para garantir o pleno cumprimento da decisão de 2004. Mas ela lamentou, de qualquer maneira, que a companhia só tenha cumprido a decisão "depois de um considerável atraso, duas decisões judiciais e a aplicação de multas diárias". Neelie evitou, no entanto, falar em vitória da União Européia. "Só fizemos nosso trabalho", disse ela ao jornal britânico Financial Times.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.