Projeto obriga compensação de demissões por automação

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados pode votar na quarta-feira (24/10) o projeto de lei complementar que obriga as empresas a negociar com os sindicatos ou comissões de empregados medidas para reduzir os efeitos negativos provocados por processos de automação. O objetivo da proposta, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), é inibir demissões de trabalhadores com a introdução de novas tecnologias.

O projeto prevê a negociação de medidas compensatórias, preventivas e instrutivas. A proposta regula inciso do artigo 7º da Constituição, que trata da proteção do trabalhador em casos de automação das empresas. O relator, deputado Guilherme Menezes (PT-BA), recomenda a aprovação da matéria.

Outro item da pauta é o projeto de lei que obriga os responsáveis por sites provedores de informações na internet a fornecer classificação indicativa do conteúdo veiculado. Tramitam em conjunto com essa proposição mais três projetos de lei: o 4426/01 e o 1264/03, que obrigam os fornecedores de programas de navegação e os provedores de acesso à internet a oferecerem programas que permitam o controle de acesso de crianças e adolescentes a material inadequado à sua faixa etária.

Outro projeto (2842/03) é o que obriga os provedores a manterem registro e fornecer classificação indicativa do conteúdo veiculado. A proposta também determina que os provedores que veiculam conteúdo inadequado a menores de 18 anos condicionem o acesso a essa informação à identificação prévia do usuário e à comprovação de sua idade.

O relator da matéria, deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), sugeriu aprovação do projeto anexado ao 2842/03 e a rejeição das demais propostas.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.