A Whirlpool, fabricante no Brasil das marcas Brastemp e Consul, completou no mês passado a transição para a Accenture da responsabilidade global pela terceirização das suas aplicações em SAP. O trabalho tem relação com as áreas de supply e demand chain, recursos humanos e finanças. O contrato, que tem duração de cinco anos, é uma extensão dos serviços que já vinham sendo prestados pela consultoria às empresas do grrupo na América Latina.
O sócio-diretor da Accenture, Carlos Pedranzini, conta que o trabalho teve início há oito anos com a implantação do sistema SAP nas unidades da Whirlpool em todo o Brasil, seguida da terceirização da manutenção dessa tecnologia para toda a América Latina. ?O sucesso desta iniciativa local foi um dos fatores fundamentais para a implementação em todo o mundo.?
Para Augusto Cruz, gerente geral de TI da Whirlpool, divisão de eletrodomésticos, a decisão de unificar globalmente os processos de tecnologia, sistemas e suporte da companhia surgiu há cerca de dois anos, quando a empresa viu a necessidade de convergir seus sistemas para um ambiente de práticas e metodologias padronizadas. ?Até então, operávamos com fornecedores distintos, de forma que nossos serviços, tanto para os clientes externos quanto internos, não atingiam o nível de uniformidade que desejávamos?, comenta. ?Baseado no trabalho realizado pela Accenture na América Latina, e também por um conjunto adicional de fatores ? como custos competitivos e equipe com atuação global ? encontramos o parceiro ideal para nos auxiliar na globalização de nossos sistemas de informação?, explica Cruz.
O executivo avalia que a terceirização dos sistemas da Whirlpool em escala global possibilitará um alto nível de flexibilidade nas operações da companhia, além de reduzir custos e maximizar o retorno dos investimentos feitos em TI. ?Utilizando o outsourcing como ferramenta estratégica, passamos a contar com um modelo seguro para o gerenciamento global de nossas aplicações em SAP?, finaliza.