Nielsen/NetRatings altera critério de avaliação de websites

0

A Nielsen/NetRatinhs anunciou uma mudança na maneira de avaliar e de classificar websites. A partir de agora, a empresa de análise e pesquisas deixa de informar os rankings de sites com base em page views (vizualizações de páginas) e passa a registrar o tempo total que os usuários permanecem nos sites, uma medida que, segundo alguns especialistas, pode afetar as empresas de publicidade online.

Segundo a Nielsen, o tempo que os internautas ficam nos sites é a melhor maneira de medir o nível de envolvimento do usuário. A emprega diz que a mudança é necessária em decorrência dos novos hábitos dos usuários, como o crescimento do acesso a vídeos online, e de novos recursos tecnológicos, como o Ajax, que permite aos sites atualizar dados automaticamente nas paginas sem necessidade de uma nova page view.

De acordo com a empresa, o uso de programas como instant messaging e de e-mail tem impulsionado portais como a AOL, Yahoo e o MSN/Windows Live sempre para as primeiras posições dos rankings. A AOL, por exemplo, assumiu no levantamento de maio da Nielsen a primeira posição no ranking nos Estados Unidos, registrando 25 bilhões de minutos. Se na ocasião já tivesse sido aplicado o critério de tempo total que os usuários permaneceram no site, a AOL cairia para a sexta posição. O mesmo aconteceria com o Google, que desceria do terceiro para o quinto lugar, com 7 bilhões de minutos.

As novas tecnologias, segundo a empresa de análise e pesquisas, alterou também a maneira como que os usuários acessam os sites. Com o Ájax, por exemplo, o conteúdo das páginas web são atualizadas (refresh) automaticamente, sem que o usuário precise clicar no ?refresh? para recarregar a página, o que reduziu o número de page views das empresas que antes lideravam os rankings. Agora os e-mails recebidos aparecem também sem pressionar a tecla de verificação de recebimento de correio eletrônico.

A Nielsen fez um teste de uso dos novos critérios, em março passado, para medir a freqüência com que os usuários retornam às páginas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.