Florianópolis implanta rede óptica para educação e pesquisa

0

Na próxima quinta-feira (25/10), a capital catarinense inaugura a Rede Metropolitana de Florianópolis (Remep), uma rede de fibra óptica que será composta por 20 instituições, entre unidades de ensino e pesquisa e pontos da prefeitura e do governo de Santa Catarina, que estão investindo recursos próprios para participar da rede.

A Remep é fruto da iniciativa Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep) do MCT, coordenada pela RNP, cujo objetivo é implantar em todo o país redes metropolitanas baseadas em tecnologias ópticas para ampliar a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade acadêmica à rede Ipê da RNP.

A implantação da rede de Florianópolis consumiu investimentos de R$ 930 mil, feitos pela Finep e o governo do estado de Santa Catarina, através da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). O projeto também teve apoio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Dos 74 quilômetros de extensão de rede, 30 quilômetros foram construídos pela Redecomep e 44 quilômetros complementados pelo governo do estado. A rede conta também com uma conexão sem fio, baseada em tecnologia WiMAX, que interliga alguns pontos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Remep vai permitir a transferência de grande volume de dados relacionados à meteorologia que, em Santa Catarina, são processados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A rede tornará possível também o projeto de transmissão de programas da TV da UFSC, direto do campus da universidade, para a TV Cultura. Na área de saúde, a Remep beneficiará o projeto Cyclops no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da UFSC.

O Cyclops é um projeto binacional entre Alemanha e Brasil que, desde 1997, vem desenvolvendo projetos de suporte ao diagnóstico médico radiológico, através de pesquisas em áreas como banco de dados de imagens médicas, telemedicina e workflow médico-hospitalar. O hospital da UFSC faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), outra frente de atuação da RNP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.