Mesmo com boas expectativas de vendas para o Windows 7, lançado na quinta-feira, 23, a Microsoft terá de executar um agressiva estratégia de vendas para recuperar o fraco desempenho apresentado no primeiro trimestre do seu ano fiscal de 2010, encerrado em 30 de setembro. A empresa fechou o período com queda de 18,2% no lucro, que ficou em US$ 3,57 bilhões, contra US$ 4,37 bilhões registrados no mesmo trimestre do exercício fiscal anterior.
A retração na demanda por seus produtos também afetou a receita que totalizou US$ 12,92 bilhões no trimestre, o que representa um recuo de 14,2% em relação ao mesmo período do exercício fiscal anterior, quando obteve receita de US$ 15,06 bilhões.
O destaque negativo ficou por conta da queda de 38,7% na receita do segmento de Windows e Windows Live, que totalizou US$ 2,62 bilhões entre julho e setembro, ante US$ 4,27 bilhões no primeiro trimestre do ano fiscal anterior.
As divisões de serviços on-line e de negócios corporativos também tiveram queda, de 5,7% e 11,1%, respectivamente, contabilizando receita de US$ 490 milhões e US$ 4,4 bilhões. Por fim a receita da divisão de software para servidores e aplicativos fechou o período praticamente no mesmo patamar, totalizando US$ 3,43 bilhões.
Com esses resultados, a grande aposta da companhia para recuperar a queda no lucro e na receita nos próximos trimestres está no Windows 7. Além disso, a fabricante de software também espera obter bom retorno com os lançamentos em outubro do Windows Server 2008 R2 e do Exchange Server 2010.
- Desempenho fraco