Sem acordo, Serpro e Dataprev entram em greve

0

Os trabalhadores do Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, responsável pelo processamento de dados da Receita Federal, estão em greve desde a manhã de quarta-feira, 21, e decidem na próxima terça-feira, 27 – data prevista anteriormente para a deflagração do movimento – se ampliam a paralisação. De acordo com informações da assessoria de imprensa da companhia, a greve atinge oito das dez regionais do órgão espalhadas pelo país e teve a adesão de menos de 50% dos 11 mil funcionários.
A informação é rechaçada pela Fenadados, a federação dos empregados em empresas e órgãos públicos e privados de processamento de dados, ao dizer que a paralisação continua crescendo, tanto em número de grevistas quanto no de estados que aderiram ao movimento. De acordo com a entidade dos trabalhadores, na regional de Brasília cerca de 80% dos funcionários se mantêm em greve e a mobilização foi tão intensa que a empresa teve que recorrer à regional de São Paulo, convocando quatro trabalhadores da área de monitoração para executar os serviços. Conforme a assessoria do Serpro, o percentual de empregados que cruzou os braços na regional do Distrito Federal é bem menor, de 40,3%.
A mesma disparidade de números se verifica em outras regionais. Enquanto a Fenados diz que no Rio Grande do Sul a greve tem 70% de adesão, o Serpro fala em 40%, ou cerca de 140 empregados de um total de 350. No Paraná acontece o mesmo: a entidade diz que greve está ocorrendo tanto na regional quanto na Receita, o órgão do governo afirma que somente 25%, ou 150 trabalhadores, aderiram ao movimento.
Em comunicado em seu site, a Fenadados afirma ainda que a paralisação também prossegue nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso e Santa Catarina. Também informa que em São Paulo e no Rio de Janeiro os trabalhadores deliberaram por uma paralisação de 48 horas nos dias 27 e 28 de outubro. Já em Pernambuco, os trabalhadores decidiram somente paralisar as atividades nesta quinta-feira, por 24 horas e realizam assembléia deliberativa na próxima terça-feira, para decidir se aderem ou não ao movimento.
Ainda segundo a Fenadados, para voltar ao trabalho, a categoria quer aumento salarial de pelo menos 8,53%, que corresponde a inflação do período (5,53%), mais 3% de ganho real e R$ 3 mil de abono. Mas, após dez rodadas de negociações entre a direção da empresa e os dirigentes sindicais, na terça-feira, 20, o Serpro ofereceu um acordo coletivo de trabalho com vigência de dois anos, no qual estão incluídos um reajuste salarial de 5,53%, retroativo a maio deste ano, um abono salarial de R$ 1 mil, a ser pago na folha de fevereiro de 2010 e um reajuste salarial de 5,50% a partir de maio de 2010, estendido a todas as cláusulas de cunho econômico. Os trabalhadores recusaram a proposta.
Em comunicado à imprensa, o Serpro reconhece que, "com amplitudes diferenciadas, os serviços prestados pela empresa podem ser atingidos". Para que os impactos sejam minimizados, a companhia diz que "mobilizou todos os recursos e garante que os serviços essenciais continuarão em operação". E informa que continua em negociação com os empregados e reitera seu compromisso pela definição de um novo acordo de trabalho com a maior brevidade possível.
A reportagem de TI IINSIDE Online solicitou que a assessoria de imprensa colocasse em contato com um porta-voz para que o Serpro dissesse principalmente se vai garantir que a restituição do Imposto de Renda de 2009, que já está atrasada, não vai demorar ainda mais. O assessor retornou dizendo que não havia conseguido entrar em contato com o responsável.
Insatisfação geral
Em outro comunicado nesta sexta-feira, 23, a direção da Fenadados informa recebeu a citação do dissídio coletivo de greve pedido pela Dataprev. No documento, a empresa requer a concessão de medida liminar para determinar o retorno de todos os trabalhadores ao trabalho ou, alternativamente, que fosse fixada, judicialmente, a contingência, no percentual de 70%.
O vice-presidente do TST, ministro João Orestes Dalazen, concedeu a liminar parcialmente para determinar a manutenção das atividades empresariais com o contingente mínimo de 40% dos empregados em cada setor.
Na terça-feira, 20, a Dataprev havia apresentado proposta semelhante a do Serpro para fechar um acordo coletivo de trabalho, que também foi recusada pelos trabalhadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.