Em momentos de crise, evoluir é ainda mais importante que inovar

0

O mercado de tecnologia da informação apresentou significativa inovação nos últimos anos. E para esse ano, esperamos que essas tecnologias ganhem maturidade para auxiliar as empresas nos negócios, sobretudo no que se diz respeito à redução de custos.
Ao contrário do bom momento do setor em atual crise financeira reduziu os investimentos e exigiu uma postura mais ativa de TI frente aos negócios. O desenvolvimento e rápida adoção de serviços como SaaS, SOA, Virtualização e de tecnologias tais como BI, BPM e CRM foram essenciais para o andamento do setor, mas agora o CIO, pressionado pelas solicitações de resultado imediato, deve se concentrar na gestão racionalizada de processos. Nesse momento, é importante saber não só que tecnologias adotar, mas também a melhor maneira de utilizá-las no dia a dia.
A ordem é fazer mais com os recursos já existentes na empresa para alcançar resultados com o trabalho. É recomendável também utilizar ferramentas que já estejam bem disseminadas no mercado consumidor. Um bom exemplo é a Web 2.0, que muitas empresas ainda não adotaram. Trata-se de um mecanismo comum que pode ser aliado para alavancar os negócios e manter a sinergia com os clientes. Uma rede social utilizada de maneira eficiente e criativa pode trazer resultados surpreendentes ao business.
Em 2009 é ainda mais crítico cometer erros. Cada ação deverá ser revertida em números e, para isso, será necessária uma visão analítica para TI, integração entre as áreas de relacionamento e negócios. Fazer tudo isso com pouquíssimo dinheiro não será fácil.
Dicas:
– Incorpore no trabalho as tecnologias já desenvolvidas pela empresa.
– Acelere os ciclos de testes e de desenvolvimento através de simulações.
– Identifique falhas, mapeie problemas, antecipe possíveis causas/conseqüências, principalmente no que diz respeito ao resultado final com o cliente.
– Não é necessário implantar todas as novas tecnologias, mas é preciso inseri-las aos processos da empresa alinhando-as a todas as funcionalidades dos negócios.
Organizando os processos, a empresa poderá encontrar uma forma de aproveitar esse momento. Busque evolução dos seus negócios dentro da própria transformação do mercado.

* Waldir Arevolo é consultor Sênior da TGT Consult.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.