UE inicia investigação antitruste sobre o Google

0

Órgãos antitruste da União Europeia anunciaram nesta quarta-feira, 24, que farão uma investigação sobre o Google por supostas práticas anticompetivas no mercado de buscas na internet no continente. A Comissão Europeia, que monitora a competição nos 27 países da União Europeia, afirmou que as acusações foram feitas pelos sites de busca Foundem, da Inglaterra, ejustice.fr, da França, e Ciao! from Bing, da Itália, adquirido pela Microsoft em 2008.
O Foundem, um site de comparação de preços, alega que está sendo prejudicado pelos algoritmos usados pelo Google em sua ferramenta de buscas, já que o site atende um público específico e por isso nunca fica em posição favorável nas páginas de resultados do Google.
Em comunicado em seu website, o Google se defende alegando que sempre reconheceu que sua tecnologia não é perfeita, mas envolve uma computação "bastante complicada". Em sua defesa, o site de buscas lança mão de uma análise da consultoria Econsulting que afirma que o fracasso do Foundem nas ferramentas de buscas é uma falha nas estratégias de search engine optimization (SEO). Essas estratégias consistem em mudanças e alterações na construção e elaboração do conteúdo e formato dos sites para que eles apareçam com destaque nos resultados de busca on-line. Para o Econsulting, o Foundem ainda não aprendeu a usar SEO.
Quanto ao Ciao! from Bing, o Google diz que, antes da aquisição pela Microsoft, as relações com o antigo Ciao! eram muito boas e estáveis, mas depois que a gigante do software o adquiriu, em 2008, reclamações sobre práticas anticompetitivas no mercado de buscas começaram a ser registradas nos órgãos reguladores europeus.
A principal acusação registrada pelo Ciao!, feita em 15 de janeiro, diz que o Google gera tráfico para os próprios serviços por meio da audiência de outros sites, principalmente os de notícias, por isso deveria pagar os responsáveis por esses sites.
O ejustice.fr, uma ferramenta de buscas voltada para profissionais do direito na França não é mencionado no post no blog oficial do Google. O site de buscas declarou, no entanto, que todas as reclamações e acusações ocorrem devido à posição de liderança da empresa nos mercados em que atua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.