Grupo REDE reduz em até 20% os custos de comunicação com frame relay

0

O Grupo REDE, que atua na distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, registrou, no início deste ano, uma redução de cerca de 20% em custos de tarifas telefônicas e 15% em links de comunicação. A economia ocorreu devido à atualização da rede de telecomunicações da empresa, iniciada em meados do ano passado e ainda em andamento.

A rede interliga as oito empresas distribuidoras e três das geradoras do grupo, espalhadas por todo o Brasil, e é através dela que os consumidores também são atendidos. A rede utilizava links dedicados (SLDD), o que implicava em alto custo para integrar as empresas a uma central, além de não ter flexibilidade para agregar novos serviços.

A solução encontrada foi atualizá-la com tecnologia frame relay, que oferece agilidade para integrar vários pontos a uma única central, além do tráfego de voz e dados, com a vantagem de ser oferecida em modelo de serviço pelas operadoras (a contratação da banda é baseada na média de uso). "A rede estava defasada, gerando demora no atendimento e insatisfação dos usuários", conta o diretor de qualidade e tecnologia da informação do Grupo REDE, Antonio Vanderlei Soares.

Na busca de uma solução segura e econômica, e que não causasse impacto no atendimento, a companhia recorreu a consultoria da Unisys. O serviço de consultoria, que durou três meses, teve início em outubro de 2004, e incluiu um levantamento de todos os links de dados e voz e da capacidade da rede, além do desenho do futuro modelo com as adaptações para chegar à configuração ideal. "Fizemos uma avaliação ampla dos custos de telecom da empresa e dos requisitos dos negócios do cliente", afirma Rubens Caparica, diretor de consultoria em infra-estrutura e segurança da Unisys Brasil.

Após a opção pelo frame relay, a Unisys atuou com o Grupo REDE na análise das ofertas e na seleção das operadoras para implementar a nova tecnologia. "Através da consultoria ganhamos habilidade para negociar e exigir qualidade do serviço, tendo o exato conhecimento de nossas necessidades", afirma Soares. Hoje, os fornecedores selecionados devem não só seguir rígidos padrões de qualidade por meio de acordos de nível de serviço (SLA), como também agregar valor e inteligência ao serviço.

A consultoria fortaleceu a parceria entre o Grupo REDE e a Unisys, que agora também passará a operar a rede remotamente com serviços gerenciados de segurança, governança de TI e help desk. Esses serviços serão prestados a partir do centro de serviços gerenciados (MSC), localizado em São Paulo. "Estamos cada vez mais voltados para a estratégia de terceirização. Isso nos permite concentrar nossos esforços no negócio do grupo, que é a distribuição de energia elétrica, enquanto delegamos para empresas especialistas em TI a parte operacional", afirma Soares, que está na empresa há três anos com o objetivo de implementar novas práticas de terceirização.

O projeto de consultoria da Unisys em infra-estrutura foi o primeiro passo do Grupo REDE em direção ao outsourcing. "O objetivo da companhia não é apenas reduzir custos, mas deixar a rede mais veloz e ágil, ganhando produtividade e aumentando a satisfação dos usuários finais com nosso atendimento", afirma Soares.

Os projetos de terceirização d a companhia incluem impressão, processamento de sistemas (servidores e data centers), segurança, help desk e governança de TI. "O setor elétrico vem passando por muitas transformações, principalmente regulatórias, e para acompanhar essas mudanças, sem abrir mão da lucratividade, a área de TI é fundamental", finaliza o diretor do Grupo REDE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.