Android e iOS responderam por 82% das vendas de smartphones no primeiro tri, diz IDC

0

Está cada vez mais difícil competir com Google e Apple no mercado de smartphones. Somadas, as desenvolvedoras do Android e do iOS detiveram 82% de participação entre os embarques de aparelhos no primeiro trimestre, de acordo com um levantamento da IDC. O resultado é 27,6 pontos percentuais maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

“A popularidade do Android e do iOS é resultante de uma combinação de fatores que os competidores lutam para alcançar”, define o analista de pesquisa sênior da IDC, Ramon Llamas. “Nem o Android nem o iOS foram os primeiros a trazerem algumas de suas funções, mas fizeram a experiência do usuário tão intuitiva que ganharam uma massa de seguidores”, conclui. No total, foram 152,3 milhões de aparelhos despachados.

Com 89 milhões de unidades embarcadas, o Android respondeu por 59% das remessas do período. O desempenho foi 145% superior quando comparado aos três primeiros meses de 2011. A Samsung, sozinha, detém quase metade (45,5%) dos aparelhos com esse sistema.

O iOS, na segunda colocação, respondeu por 23% de market share, uma evolução de 88% na mesma base de comparação e 35,1 milhões de remessas no total. O Symbian continua na terceira colocação devido a grande adoção de smartphones de entrada em países emergentes, com 6,8%. O cenário, contudo, não está favorável – o ecossistema da Nokia teve a maior queda, de 60,6%, com tendência de diminuição ainda maior. Foram 10,4 milhões de unidades embarcadas.

O Blackberry também viu seu desempenho cair (29,7%), respondendo por 6,4% do mercado. Foram 9,7 milhões de embarques. “Mais utilizado no meio empresarial, muitas companhias agora permitem aos funcionários trazerem seus próprios aparelhos para o trabalho, permitindo crescimento de sistemas rivais no espaço que antes pertencia à RIM”, explica Llamas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.