Full Service cresce 20% em 2011 com virtualização de servidores

0

A Full Service, integradora de soluções de Tecnologia da Informação, prevê que o serviço de virtualização de servidores será responsável por 20% de seu crescimento em 2011. Segundo Ulisses Rios Lima, diretor da companhia, a empresa trabalha com o segmento há dois anos – especialmente com Hyper-V em Windows 2008 R2 e Cluster.

O segmento de manutenção de hardware e suporte a software da empresa responde pela maior fatia de faturamento em 2011, em torno de 50%, seguido de outros projetos de TI (15%), venda de produtos (10%) e computação em nuvem (5%).

De acordo com Lima, o mercado está muito aquecido, pois a virtualização é um dos serviços mais procurados pelos gerentes de Tecnologia da Informação no Brasil. "Temos três grandes motores na área de tecnologia: otimização dos recursos existentes e economia, tanto em energia e espaço, como no investimento em novas máquinas;  redução do consumo de energia, cujo apelo é grande em um mundo que busca meios de trabalho menos poluentes; e aumento de proutividade, o famoso mais com menos".

Demandas de mercado
As principais demandas em virtualização que o mercado apresenta hoje para a empresa são de consolidação de servidores ou migração para novas versões em ambientes virtualizados utilizando a tecnologia Hyper-V da Microsoft com o Windows 2008 R2 e Cluster. Lima observa que a virtualização pode ajudar a construir um ambiente mais econômico do ponto de vista energético e prático para o gestor de TI.

O consumo de energia também é uma prioridade. Ou seja, a capacidade de simplificar um ambiente de forma a reduzir a quantidade de servidores físicos existentes, gerando redução imediata de custo e consumo de energia elétrica, inclusive pela diminuição de demanda do sistema de ar condicionado.

Segundo o executivo, há benefícios também do ponto de vista operacional. Não só pelo melhor desempenho do gestor de TI, como, também, pela economia de tempo na recuperação dos servidores em caso de falha. “Os servidores virtuais são armazenados como imagem em arquivos”.

Para Lima, a virtualização de servidores estará na pauta do mercado por muito tempo, pois existe um interesse crescente pela tecnologia devido às facilidades que apresenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.