Provedores recomendam bloqueio da porta 25 para reduzir spams

0

O volume abusivo de mensagens indesejadas (spams) que cegam aos servidores de e-mails e às caixa postais dos usuários, sob o risco contaminar seus PCs com vírus e outras ameaças, está fazendo com que os portais comecem a substituir a porta 25 (TCP), utilizada pelos servidores SMTP para o envio das mensagens.
Segundo o Conselho Nacional dos Provedores de Serviço de Internet (Conapsi), para o envio de e-mails, antes da nova orientação dos provedores, os usuários tinham que configurar seu software de correio eletrônico para conectar-se à porta 25. Agora, eles estão recomendando o bloqueio desta, seguida da utilização de nova configuração, que será fornecida diretamente ao usuário.
De acordo com Conapsi, a medida não tem a pretensão de resolver o problema do spam, mas acredita que ela será eficiente na redução do volume de mensagens indesejadas, daí a importância de sua adoção.
O processo de migração de portas já começa a ser adotado por provedores, que, acompanhados por suas entidades representativas, estão trabalhando para que isso seja feito com o mínimo de inconvenientes aos usuários. As entidades que reúnem os provedores de serviços de internet, entre elas a Abramulti, Abranet, Abrappit, Abrint, Aprova-PE, Aprova-PB, InternetSul, Rede Global Info e RedeTeleSul, começam a orientar seus associados a adotarem o bloqueio da porta 25 o mais rápido possível, fornecendo aos seus assinantes a nova porta a ser utilizada.
Não há prazo estabelecido para que todos os provedores sigam a orientação, mas a estimativa é que ainda neste primeiro trimestre a maioria dos usuários de internet do Brasil já esteja com a nova configuração. Depois disso, as operadoras de telecomunicações do país terão sinal verde para instalar filtros em suas redes e, assim, concluir a adesão imediata à nova metodologia para evitar transtornos na fase de bloqueio que vem sendo considerada pelo mercado como vital.
O Conapsi também orienta os usuários de internet a exigirem de seus provedores a troca para a nova porta, que é um processo simples e será orientado pelo próprio provedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.