Carga tributária de serviços de TI cresceu 57% desde 1999

0

Uma pesquisa realizada pela empresa Botelho & Botelho Advogados e Consultores Empresariais revela que a carga tributária das empresas de serviços de TI aumentou em até 57% entre 1999 e 2006, dependendo do regime de recolhimento (lucro presumido ou real).

O Fisco penaliza o setor que mais contribui com a geração de empregos, avalia Benito Paret, presidente Sindicato das Empresas de Informática (Seprorj). Segundo ele, o risco do aumento da carga tributária é a degradação dos negócios e o sucateamento tecnológico, provocado pela incapacidade de investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Isso porque, prossegue o presidente da entidade, somente a mão-de-obra, absorve cerca de 60% do faturamento das empresas.

De acordo com o consultor empresarial Luis Cláudio Botelho, sócio da empresa de consultoria contratada para fazer o levantamento, os valores recolhidos pelo governo na forma de impostos e encargos sociais correspondem a 39,83% (ou 40,63%) do faturamento das empresas. O cálculo exclui tributos como IPVA, IPTU, IPI e ICMS, por exemplo.

O estudo revela que 90% das empresas de TI são enquadradas no regime de lucro presumido. A carga tributária incidente sobre esse universo cresceu 53% desde 1999, considerando alíquota de 5% de Imposto sobre Serviços (ISS). Já as enquadradas no regime de lucro real, que abrange desenvolvedores, revendedores de software, instaladores e mantenedores de infra-estrutura, tiveram acréscimo de 9% a 57% na carga tributária, no período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.