TI como serviço para PMEs

0

Há diversos fatores que indicam porque as médias e pequenas empresas não permanecem muito tempo no mercado, mesmo sendo as responsáveis pela maior geração de empregos. Surgem especulações sobre amadorismo, falta de planejamento e preparo do novo empresário e também ao considerável valor dos impostos e tributos.

O pagamento das altas taxas impede, por muitas vezes, investimentos em mão-de-obra especializada, pesquisas e desenvolvimento. Ao implantar sistemas informatizados, as empresas passam a ter seus processos e atividades internas agilizadas, fato que gera a lucratividade. Por outro lado, esses sistemas são vistos como um alto investimento e longe da realidade do pequeno e médio empresário.

Até bem pouco tempo os investimentos em tecnologia eram quase sempre grandiosos, pois demandava compra de hardwares, licenças dos softwares e também dos investimentos em servidores e back-ups para que tudo ficasse em pleno funcionamento. Ainda contava com a contratação de profissionais especializados, que poderiam comprometer mais ainda a folha de pagamento.

O cenário, no entanto, vem mudando: hoje ainda temos os sistemas de gestão tradicionais, mas também temos os inovadores, conhecidos como "Softwares como Serviço", que são baseados na web. Ainda pouco difundido entre os pequenos e médios empresários, esse formato reduz os custos, proporciona segurança e confiabilidade dos dados.

O modelo web based passa a ser uma tendência para o pequeno e médio empresário, que não precisa investir muito para ter um serviço mais estratégico.

Esses sistemas de gestão, que rodam via Internet, podem ser alugados e não comprados, o que reduz custos. Fique atento, pois quem deve estar preparado com a tecnologia de ponta e programas inteligentes é o fornecedor dos sistemas, para acompanhar as nuances de mercado, e não as empresas contratantes, que não podem investir muito.

O software é hospedado num data center (centro de dados), e com a plataforma web permite que a tecnologia esteja disponível a qualquer realidade empresarial e administrada via on-line.

Estamos na era de usufruir e não mais de ter. A TI deve ser encarada como uma prestação de um serviço, comparável ao telefone e até à Internet, e requer excelência, pois faz parte do cotidiano da organização.

Agora cabe aos pequenos e médios empresários fazer as suas escolhas sobre o tipo de serviço que desejam ter em suas empresas. A melhor opção é aquela que não onera custos e que cumpre as suas expectativas e dos seus negócios.

* Ricardo Aun, é diretor comercial, de Marketing e Canais da New Age Software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.