Marco civil não pretende limitar liberdade de expressão, diz ministro

0

O projeto de criação de um marco civil para definir regras quanto ao uso da Internet não significa qualquer tentativa do governo de intervir no direito à livre expressão de usuários de ferramentas de rede social ou blogs. A informação é do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, um dia após o Executivo ter encaminhado a matéria ao Congresso. "A liberdade é um direito e todo direito envolve limite. É uma característica da vida humana. As relações sociais são assim. Já dizia o jurista que toda noção de direito envolve uma noção de limite", disse nesta quinta-feira, 25, Cardozo. Ele acrescentou que o marco regulatório é "indispensável" às relações sociais.
O despacho da presidente Dilma Rousseff encaminhando ao Congresso Nacional, o texto do Marco Civil da Internet, está na edição desta quinta-feira, 25, do Diário Oficial da União. Devido à importância do assunto, Cardozo destacou que antes disso foram feitas consultas públicas e várias discussões. "Acredito que – claro que polêmica sempre existirá, é inevitável – nós alcançamos uma forte dose de consenso em relação ao que está posto lá [no documento]."
No que diz respeito especificamente à responsabilização criminal de internautas por causa de informações inadequadas postadas em suas redes sociais e blogs por terceiros, o Marco Civil estabelece que isso só ocorrerá caso haja descumprimento de ação judicial que determine a remoção do conteúdo. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.