Grupo Farias investe US$ 1,5 milhão na implantação de ERP

0

O grupo Farias, um dos maiores do setor sucroalcooleiro do país, que também atua no segmento de revenda de veículos e projetos ambientais de ecoturismo, acaba de iniciar um amplo projeto de modernização de sua área de TI, para o qual estão previstos investimentos de US$ 1,5 milhão. Nos próximos dois anos, a companhia tem planos de concluir a implementação do sistema de gestão empresarial E-Business Suite, da Oracle, que permitirá a integração de toda a produção de açúcar e álcool das nove usinas instaladas no Brasil.

Segundo Eduardo Farias, diretor presidente do grupo Farias, o projeto é estratégico para a companhia, que tem como objetivo mais que dobrar sua capacidade de produção até 2010, totalizando 14,5 milhões de toneladas de cana processadas. Hoje, a produção do grupo gira em torno de 7 milhões de toneladas. ?Além de ser uma empresa internacional, a Oracle ofereceu a melhor opção tecnológica de comunicação de dados, já que o sistema é desenvolvido em linguagem Java e está pronto para o ambiente web?, afirma Ermor Zambello, diretor de planejamento estratégico do grupo Farias.

No fim de 2004, prevendo o cenário positivo do setor, o grupo decidiu aumentar a produção de açúcar e álcool. Porém, precisava de um direcionamento estratégico para atingir esse objetivo. Após contratar uma consultoria de gestão, a empresa estabeleceu prioridades que a ajudariam a ganhar ainda mais espaço no mercado internacional, pois já exporta álcool e açúcar para os Estados Unidos, Rússia e Oriente Médio.

A partir dessa definição, o grupo promoveu algumas mudanças estruturais. Estabeleceu um sistema de meritocracia para reter e atrair talentos, separou a diretoria administrativa da de relações com o mercado financeiro, criou uma área de gerentes corporativos seniores e transformou as usinas em unidades de negócios. ?Optamos por centralizar as áreas administrativas e financeiras de todas as usinas em Recife, necessitando, no entanto, que as diversas áreas da empresa tivessem acesso on-line às informações técnicas, por meio de uma plataforma web?, diz Zambello.

O grupo utilizava um sistema que não era centralizado e não estava preparado para a internet, o que dificultava a troca de informações em função de sua distribuição geográfica. A empresa tem a Álcool Verde, localizada no Acre; duas unidades em São Paulo (Rio das Pedras e Taquarituba, em construção); Itapaci, Itaporanga e Aniciuns, em operação, e está construindo a Bom Sucesso, em Goiatuba, todas em Goiás; a Pedrosa, em Pernambuco, e a de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte.

O pacote completo do E-Business Suite rodará em uma plataforma Linux com banco de dados Oracle 10g. A empresa espera concluir a implementação em dois anos, quando o sistema será utilizado por cerca de 500 usuários. Além do sistema de gestão, o grupo Farias pretende instalar outros aplicativos específicos para empresas do setor sucroalcooleiro, fornecidas por parceiros da Oracle especializados no setor, como a Sênior para a área de RH, a Synchro na parte fiscal e a Próxima na área agrícola e industrial. ?O controle da produção será integrado com os estoques e custos. O sistema garantirá total gerenciamento do processo produtivo, com a utilização de parâmetros técnicos, que serão fundamentais para oferecer qualidade ao produto e controlar o custo de produção?, finaliza Zambello.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.