Não existe possibilidade de 'caladão', garante presidente da Abrafix

0

Não existe o menor risco do Brasil sofrer um colapso do sistema de telecomunicações, ou seja, um "caladão". Quem garante é o presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Cumutado (Abrafix), José Fernandes Pauletti. "Não há a menor hipótese", ratificou ele, após o anúncio pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, da criação de uma comissão para estudar o assunto.
Paultetti observou que o serviço de telefonia fixa do país deixou de avançar em número de linhas e estacionou em 40 milhões de usuários. Ele também não considera a hipótese de o crescimento da demanda por banda larga móvel e celulares possa levar a um colapso.
"Banda larga tem algumas concentrações, alguns gargalos, mas não leva a um caladão", afirmou o presidente da Abrafix. Segundo ele, o sistema de telecomunicações brasileiro está bem estruturado.
Uma das soluções para diminuir a sobrecarga na infraestrutura do setor pode ser o compartilhamento das redes. Por essa razão, as empresas de telefonia e a Anatel devem ser reunir no próximo dia 3 para negociar a permissão para o compartilhamento das redes. A experiência já foi testada em cidades com menos de 30 mil habitantes.
Uma das condições impostas pela Anatel quando realizou a licitação do serviço de banda larga móvel 3G foi que as cidades menores fossem atendidas e, para isso, o compartilhamento foi utilizado. Agora, os setores privado e público negociam uma divisão maior da rede para todo o país.
O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, revelou que a agência também vem controlando os serviços de banda larga móvel para evitar um colapso. Ele observou que a oferta do serviço só é liberada quando as empresas comprovam que as redes estão preparadas para atender novos consumidores.
"Se não estivéssemos acompanhando seria muito maior [o crescimento do mercado de banda larga]. Não tem problema porque nós estamos segurando [a oferta do serviço]", afirmou Valente.
De acordo com dados da Anatel, o mercado de banda larga 3G cresceu cerca de 20% só no mês passado. Para Valente, se a oferta do serviço estivesse liberada, esse crescimento poderia ser mais que o dobro registrado. Em outubro, 70% do crescimento do mercado de telefonia móvel tiveram origem nas vendas de banda larga. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.