Procon alerta sobre cuidados nas compras pela internet no Natal

0

A estimativa de crescimento das compras por meio da internet neste Natal, que devem crescer nominalmente 20% em relação à mesma data do ano passado e atingir R$ 2,6 milhões, fez os órgãos de defesa do consumidor a preverem que haverá uma elevação considerável no número de reclamações contra as lojas virtuais. Segundo o Reclame Aqui, um dos principais sites de reclamações na internet, as cinco lojas virtuais com o maior número de queixas – Americanas.com, Submarino, Compra Fácil, Shoptime e Walmart – acumularam 69 mil reclamações somente nos últimos 12 meses. Entre as principais críticas, de acordo com o site, estão o atraso na entrega, entrega de produto com defeito, dificuldade de contato com a empresa, cobrança indevida e mau atendimento no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

"Os maiores problemas que temos identificado na Fundação Procon é com relação à entrega dos produtos adquiridos pela internet", disse Andrea Sanchez, diretora de programas especiais do Procon-SP. Segundo ela, o consumidor deve estar atento ao fazer uma compra pela internet, principalmente durante o período de Natal, em que o volume de pedidos e a ocorrência de problemas na entrega são maiores. "Primeiro, o consumidor deve observar se se trata de um site seguro, com uma chave de segurança normalmente representada por um cadeado no pé do site. E tentar evitar comprar em sites que tenham domínio fora do país, sem o ponto com ponto br [.com.br]", disse.

Andrea também alerta o consumidor para verificar nas redes sociais e no próprio portal do Procon se os sites de compras virtuais estão gerando reclamações e como eles estão procedendo para solucionar os problemas. "Os problemas vão existir em todos os segmentos, mas o diferencial é a ação do site para a solução deles", observou. "O consumidor que comprou pela internet tem o direito, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, de arrependimento pelo prazo de sete dias da data da contratação", alertou ela.

No caso de sites de compras coletivas – aqueles em que são apresentadas ofertas de produtos e serviços com valores mais baixos que no mercado e cujas compras só se validam após a aquisição de cupons por um determinado número de pessoas – a diretora do Procon orienta o consumidor a observar os prazos dados para utilização ou entrega do produto ou do serviço adquirido. Segundo Andrea, é preciso também observar as condições da oferta, o período da entrega e as condições de devolução. "Se o consumidor não tiver mais interesse porque passou o prazo ou porque não interessa usufruir daquele produto ou serviço após aquela data, ele pode rescindir o contrato e a restituição paga será devolvida, inclusive com atualização monetária", explicou.

No começo do mês, o Procon-SP pediu a suspensão das atividades de três lojas virtuais, todas pertencentes à B2W  – Americanas.com, Shoptime e Submarino. A motivação para o pedido de suspensão foi o fato de as empresas reincidirem na prática de não entregar os produtos aos consumidores. Segundo o órgão, a B2W teve um aumento de 146% no número de reclamações feitas por consumidores ao Procon, passando de 1,47 mil queixas, no segundo semestre de 2010, para 3,63 mil, no primeiro semestre deste ano.

No dia 7 de novembro, o Procon também autuou os sites de compras coletivas Groupon, Click On e Peixe Urbano por prática de condutas em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, tais como não garantir a qualidade dos serviços oferecidos e negar a devolução dos valores nos casos de não prestação de serviço. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.